Relatos sobre a importancia da organização do espaço para o bebê

Autores

  • Rosana Aparecida Nascimento Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7518

Palavras-chave:

Organização. Interação. Autonomia

Resumo

Realizamos este trabalho na Creche área de Saúde (CAS), no primeiro semestre do ano de 2012, com crianças de zero a doze meses.
A organização do espaço faz com que o bebê sinta-se acolhido oferecendo ao mesmo tempo segurança e oportunidade de exploração, levando assim, ao brincar autônomo. Dessa forma cabe ao educador organizar o espaço para possibilitar vivências, experiências que promovam a independência do bebê.MÉTODO Através das observações e estudos sobre o desenvolvimento das meninas e meninos, percebemos a importância da utilização de materiais diversos, organizados em áreas de interesse, como latas de tamanhos variados, livros, pinhas, madeiras, espelhos de diversos tamanhos que são matérias do seu cotidiano provocando diferentes interações entre os pequenos. RESULTADOS
A organização do espaço proporcionou aos bebês multiplicidade de experiências para a construção do real com possibilidades de maior autonomia de movimento e interação. CONSIDERAÇÕES FINAIS O espaço organizado pelo professor com áreas definidas proporciona desafios para explorar, buscar, manipular, ordenar, acolher oferece ao bebê um mundo de possibilidades do brincar e descobrir o novo propiciando o desenvolvimento global do bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

NASCIMENTO, R. A. Relatos sobre a importancia da organização do espaço para o bebê. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 336–336, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7518. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7518. Acesso em: 1 out. 2022.