Banner Portal
Projeto: quem sou eu? identidade e autonomia
PDF

Palavras-chave

Identidade.Autonomia. Interações

Como Citar

BARBOSA, Lídia Gallo. Projeto: quem sou eu? identidade e autonomia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 334–334, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7516. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva e o desenvolvimento da sua autonomia. Com os objetivos de possibilitar a construção da identidade e promover a autonomia, trabalhamos com as crianças da Turma do Trenzinho no Berçário, CECI/DEdIC, crianças na faixa etária de 1 ano e 8 meses, as seguintes atividades: Roda da conversa com chamadinha (fotos), histórias, músicas sobre família, corpo humano, Mural: Minha Família, caixa presente, árvore genealógica, reconhecer meus pertences e me reconhecer no espaço onde convivo, dentre outras. Foi uma experiência incrível constatar o desenvolvimento crescente, autônomo e de forma global (cognitivo, afetivo, social, linguagem, físico) das crianças. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Lídia Gallo Barbosa

Downloads

Não há dados estatísticos.