Projeto: quem sou eu? identidade e autonomia

Autores

  • Lídia Gallo Barbosa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7516

Palavras-chave:

Identidade.Autonomia. Interações

Resumo

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva e o desenvolvimento da sua autonomia. Com os objetivos de possibilitar a construção da identidade e promover a autonomia, trabalhamos com as crianças da Turma do Trenzinho no Berçário, CECI/DEdIC, crianças na faixa etária de 1 ano e 8 meses, as seguintes atividades: Roda da conversa com chamadinha (fotos), histórias, músicas sobre família, corpo humano, Mural: Minha Família, caixa presente, árvore genealógica, reconhecer meus pertences e me reconhecer no espaço onde convivo, dentre outras. Foi uma experiência incrível constatar o desenvolvimento crescente, autônomo e de forma global (cognitivo, afetivo, social, linguagem, físico) das crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Gallo Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BARBOSA, L. G. Projeto: quem sou eu? identidade e autonomia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 334–334, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7516. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7516. Acesso em: 6 out. 2022.