Projeto acolhimento e adaptação

Autores

  • Adriana de Fátima Moraes Rosell Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7510

Palavras-chave:

Acolhimento. Adaptação. Vínculo afetivo

Resumo

Esse projeto foi realizado na creche Área de Saúde, UNICAMP, no ano de 2012 com as turmas de maternal II.O período de adaptação é muito importante, mesmo para as crianças que já frequentam a creche. Uma nova rotina com outros colegas e educadores provoca insegurança, medo e ansiedade. A qualidade do acolhimento é que garantirá uma melhor adaptação, portanto, não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há uma relação de movimentos tanto da criança, como da instituição dentro de um mesmo processo.Trabalhamos com a faixa etária de 2 a 4 anos de idade, e, neste momento inicial possibilitamos às crianças brincadeiras livres, com exploração do ambiente e reconhecimento do novo espaço. Também contamos com a parceria da família, que enviaram fotos de parentes e animais de estimação, momentos de roda de conversa.A adaptação ao novo espaço ocorreu de forma tranquila e significativa para as crianças, bem como, o estabelecimento de vínculos afetivos entre professor/criança e criança/criança.O trabalho na creche tem como proposta fundamental a metodologia de projetos. No entanto, acreditamos que a antes de conhecer sobre os interesses das crianças, faz-se necessário a acolhida do grupo, e o olhar para a adaptação de cada um. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Fátima Moraes Rosell, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ROSELL, A. de F. M. Projeto acolhimento e adaptação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 328–328, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7510. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7510. Acesso em: 26 set. 2022.