Organização de exposições: um trabalho de busca, conhecimento e difusão nos acervos especiais e raros da Biblioteca Central Cesar Lattes

Autores

  • Fernanda Cristina Festa Mira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7509

Palavras-chave:

Bibliotecas. Exposições. Coleções Especiais. Livros raros

Resumo

A Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central Cesar Lattes organiza trimestralmente exposições temáticas, disponibilizando uma seleção de materiais bibliográficos de seu acervo. Divulgar o acervo através de exposições relacionadas com datas comemorativas de personalidades, fatos e eventos representativos da memória nacional, bem como assuntos pertinentes a eventos organizados pela Unicamp, ou que retratem uma época ou tema levantados entre os funcionários envolvidos. Exemplificando, algumas das exposições já realizadas: Comemorativa dos 90 anos da Semana de 1922, o Centenário de Jorge Amado; os 45 anos da Unicamp, Universidade de Portas Abertas, Escola São Paulo de Estudos Avançados sobre a Globalização da Cultura no Século XIX; Anúncios e Propagandas, Caricaturas e de Moda. A fim de buscar potenciais datas comemorativas de representação nacional, regional ou local são consultados jornais correntes e outras fontes de informações, também são coletadas sugestões entre os funcionários. As exposições são divulgadas nos meios institucionais, tais como homepage da UNICAMP, site do SAE, Unicamp Notícias e RTV; ultimamente o interesse de outras instâncias de comunicação na divulgação desses materiais tem extrapolado a divulgação interna e já concedemos entrevistas ao jornal Correio Popular e à TV Band. A recompensa deste trabalho é dupla, pois além de dar visibilidade ao acervo e difundi-lo, o trabalho de busca propicia aos funcionários envolvidos o conhecimento do potencial do acervo, impactando positivamente na assistência fornecida aos pesquisadores/usuários das coleções. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Festa Mira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2006).

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MIRA, F. C. F. Organização de exposições: um trabalho de busca, conhecimento e difusão nos acervos especiais e raros da Biblioteca Central Cesar Lattes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 327–327, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7509. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7509. Acesso em: 1 out. 2022.