Banner Portal
O trabalho com artes na educação não-formal: construindo saberes e ampliando horizontes
PDF

Palavras-chave

Educação não-formal. Artes visuais. Arte-educação

Como Citar

ROMANO, Samanta. O trabalho com artes na educação não-formal: construindo saberes e ampliando horizontes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 325–325, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7507. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo favorecer o desenvolvimento do pensamento abstrato, do saber sensível, da criatividade e do autoconhecimento das crianças que frequentam o Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (PRODECAD/DEdIC) através do ensino das artes visuais.
O PRODECAD caracteriza-se como um espaço de educação não-formal, uma maneira diferenciada de trabalhar com a educação paralelamente e complementar à escola.  As atividades com artes foram desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2012, com crianças de 5 à 7 anos de idade, que fazem parte da turma do Apoio I do PRODECAD, período noturno (das 17h10 às 19h30).  Organizamos o espaço do “Ateliê” para desenvolver os trabalhos artísticos. Neste ambiente encontram-se diversos tipos de materiais: materiais para pintura, escultura, criações bidimensionais e tridimensionais; elementos naturais e recicláveis, entre outros. Um espaço que favorece o lúdico e o imaginário infantil. O resultado evidencia o quanto o trabalho com artes tem favorecido o desenvolvimento da atenção, percepção, imaginação; criatividade; a projeção e do pensamento abstrato nas crianças. Estes aspectos são importantes para o desenvolvimento da inteligência, do saber sensível e da construção de suas personalidades. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Samanta Romano

Downloads

Não há dados estatísticos.