O trabalho com artes na educação não-formal: construindo saberes e ampliando horizontes

Autores

  • Samanta Romano Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7507

Palavras-chave:

Educação não-formal. Artes visuais. Arte-educação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo favorecer o desenvolvimento do pensamento abstrato, do saber sensível, da criatividade e do autoconhecimento das crianças que frequentam o Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (PRODECAD/DEdIC) através do ensino das artes visuais.
O PRODECAD caracteriza-se como um espaço de educação não-formal, uma maneira diferenciada de trabalhar com a educação paralelamente e complementar à escola.  As atividades com artes foram desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2012, com crianças de 5 à 7 anos de idade, que fazem parte da turma do Apoio I do PRODECAD, período noturno (das 17h10 às 19h30).  Organizamos o espaço do “Ateliê” para desenvolver os trabalhos artísticos. Neste ambiente encontram-se diversos tipos de materiais: materiais para pintura, escultura, criações bidimensionais e tridimensionais; elementos naturais e recicláveis, entre outros. Um espaço que favorece o lúdico e o imaginário infantil. O resultado evidencia o quanto o trabalho com artes tem favorecido o desenvolvimento da atenção, percepção, imaginação; criatividade; a projeção e do pensamento abstrato nas crianças. Estes aspectos são importantes para o desenvolvimento da inteligência, do saber sensível e da construção de suas personalidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Romano, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ROMANO, S. O trabalho com artes na educação não-formal: construindo saberes e ampliando horizontes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 325–325, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7507. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7507. Acesso em: 28 set. 2022.