Resumo
Este trabalho teve como objetivo favorecer o desenvolvimento do pensamento abstrato, do saber sensível, da criatividade e do autoconhecimento das crianças que frequentam o Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (PRODECAD/DEdIC) através do ensino das artes visuais.O PRODECAD caracteriza-se como um espaço de educação não-formal, uma maneira diferenciada de trabalhar com a educação paralelamente e complementar à escola. As atividades com artes foram desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2012, com crianças de 5 à 7 anos de idade, que fazem parte da turma do Apoio I do PRODECAD, período noturno (das 17h10 às 19h30). Organizamos o espaço do “Ateliê” para desenvolver os trabalhos artísticos. Neste ambiente encontram-se diversos tipos de materiais: materiais para pintura, escultura, criações bidimensionais e tridimensionais; elementos naturais e recicláveis, entre outros. Um espaço que favorece o lúdico e o imaginário infantil. O resultado evidencia o quanto o trabalho com artes tem favorecido o desenvolvimento da atenção, percepção, imaginação; criatividade; a projeção e do pensamento abstrato nas crianças. Estes aspectos são importantes para o desenvolvimento da inteligência, do saber sensível e da construção de suas personalidades.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Samanta Romano
Downloads
Não há dados estatísticos.