Manutenção dos indicadores de qualidade em situações adversas

Autores

  • Cristina Moreda Galleti Kavanagh Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7504

Palavras-chave:

Esterilização

Resumo

O Centro de Material e Esterilização (CME) é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para a saúde(PPS) dos serviços de saúde; ao qual cabe receber e lidar com materiais considerados sujos e contaminados, e ao final do processo restituí-los esterilizados. Trata-se de um relato de experiência sobre a Manutenção dos indicadores de qualidade (IQ) na CME, durante alteração do espaço físico, com terceirização do processo de esterilização.Muito se sabe sobre a implantação de IQ em CME e a importância deles para a prevenção das IRAS . Quando foi agendada a reforma da área física do CME, a supervisora de enfermagem da CME (SECME) contatou uma instituição municipal, da qual tínhamos referências sobre os indicadores de processo de esterilização, validação das autoclaves e o processo de trabalho. Porém o processo de trabalho era desconhecido para nossa instituição. A equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem se dispôs a conhecer e atuar nos padrões dessa instituição. No retorno estes artigos passavam por uma inspeção visual de integridade da embalagem e presença de indicador de processo e identificação antes de serem acondicionados no arsenal.
Portanto com o planejamento e agilidade na readequação, devido ás intercorrências, da SECME e o empenho da equipe de enfermagem, o CME conseguiu atravessar esse período de reformas, mantendo os IQ inalterados, e com a equipe coesa e motivada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Moreda Galleti Kavanagh, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

KAVANAGH, C. M. G. Manutenção dos indicadores de qualidade em situações adversas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 322–322, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7504. Acesso em: 7 out. 2022.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.