Manejo de drogas vasoativas em UTI adulto

Autores

  • Elisangela Aparecida Ludovico Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7502

Palavras-chave:

"Drogas vasoativas". " Iatrogenia medicamentosa". "Assistência de enfermagem em UTI". "Estresse em UTI". "Biotecnologia"

Resumo

As drogas vasoativas ocupam importante papel terapêutico para pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI). Podem-se considerar drogas vasoativas, aquelas que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos diretos ou indiretos e que atuem em pequenas doses, de efeito rápido e curto. No processo de trabalho de enfermagem, podem ocorrer iatrogenias que tem o potencial de reduzir a segurança dos pacientes. Dentre o universo possível de iatrogenias, ocorridas na UTI, uma delas está relacionada à medicação, uma vez que, ante a gravidade do quadro clínico normalmente apresentado pelos pacientes, passa a ser imperativa a administração de diferentes medicamentos. Objetivos: Avaliar quais os agentes vasoativos mais utilizados em UTI, as possíveis iatrogenias relacionado ao manejo dessas drogas bem como a influência do estresse e da biotecnologia. Metodologia: Estudo bibliográfico, descritivo, retrospectivo. A coleta de dados foi realizada em artigos contidos na base de dados: Lilacs e Scielo. Os critérios adotados para a seleção das fontes foram: artigos periódicos publicados no período de 2000 a 2009. Resultados: Os artigos demonstraram que os enfermeiros possuem domínio condizente com o preconizado pela literatura para o manejo dos agentes vasoativos. Os estudos apontaram como fatores causais de iatrogenia na UTI a sobrecarga de trabalho, número insuficiente de profissionais, problemas com materiais e equipamentos, bem como à condição clínica dos pacientes, prescrição médica ilegível, ruídos advindos dos aparelhos que elevam o nível de estresse, prática do duplo emprego, renovação de equipamentos eletroeletrônicos, exigindo novas tecnoloias de cuidar dos enfermeiros e busca pela qualificação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida Ludovico Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

FERREIRA, E. A. L. Manejo de drogas vasoativas em UTI adulto. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 321–321, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7502. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7502. Acesso em: 30 nov. 2022.