Laboratório de Saneamento da FEC (LABSAN)

Autores

  • Enelton Fagnani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7501

Palavras-chave:

Análises ambientais . Saneamento

Resumo

O Laboratório de Saneamento (LABSAN) pertencente ao Departamento de Saneamento e Ambiente (DSA) da FEC é um espaço multiusuário destinado ao ensino de graduandos e pós-graduandos, desenvolvimento de pesquisas, bem como atividades de extensão universitária e prestação de serviços. Conta com uma equipe de 3 servidores técnicos, todos enquadrados no nível superior da carreira PAEPE, sendo um químico (doutor em saneamento), um biólogo (especialista em gestão ambiental) e uma tecnóloga sanitarista (mestre em saneamento). Realiza análises físicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas em amostras de interesse sanitário e ambiental, como águas superficiais e subterrâneas, efluentes líquidos domésticos e industriais diversos, lixiviado de aterros sanitários (chorume), lodos de estação de tratamento de efluentes, solos e sedimentos. Colabora na orientação à pesquisa científica em nível de graduação e pós-graduação, garantindo a qualidade analítica, a integridade patrimonial dos equipamentos e a segurança dos usuários, oferecendo treinamento na execução das análises, implantação e adequação de novas metodologias analíticas e auxiliando na interpretação de resultados. Somente no período entre 1990 e 2011, 78 teses/dissertações foram realizadas nas dependências do LABSAN que, além da FEC, participa de pesquisas em outras unidades da UNICAMP (FEQ, IQ, IG, IB, FEA e FEAGRI), bem como outras universidades brasileiras e instituições federais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enelton Fagnani, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IQ/CAr UNESP (1999), mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IQ/CAr UNESP (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - FEC UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Doutor I na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas - FT UNICAMP, estando devidamente credenciado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar, área de concentração Ambiente. Tem experiência na área de Química Sanitária e Ambiental, com ênfase em Análise de Traços, Otimização de Metodologias Analíticas Aplicadas a Análises Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Institucionais, Processos Oxidativos Avançados (POA), atuando principalmente nos seguintes temas: análise de metais em águas e sedimentos e especiação química.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

FAGNANI, E. Laboratório de Saneamento da FEC (LABSAN). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 320–320, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7501. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7501. Acesso em: 6 out. 2022.