Identificação de sangue em laringoscópios prontos para uso nos pacientes.

Autores

  • Ana Claudia Negri Sousa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7500

Palavras-chave:

Laringoscópios. Sangue oculto. Limpeza. Enfermagem

Resumo

Lâminas e cabos de laringoscópios têm sido analisados evidenciando presença de sangue, fluídos corpóreos e microrganismos, podendo apresentar-se potencialmente contaminados durante seu uso.Sua forma de utilização na prática pode estar colocando o paciente e a equipe de saúde em risco devido seu processamento. Neste estudo estabeleceu-se a hipótese de que o laringoscópio, pronto para uso no paciente, é potencial fonte de contaminação.O objetivo foi determinar a presença de sangue neste equipamento. Foram analisados cabos e lâminas de laringoscópios, prontos para uso, em dois hospitais universitários públicos do interior de São Paulo/ Brasil.A amostra foi composta por equipamentos prontos para uso, totalizando 48 e 50 amostras, respectivamente, nas Instituições I e II. Para a identificação de sangue oculto foi utilizado o teste para o monitoramento de sua presença em superfícies, com nome comercial de HemoCheck-S®. Os dados foram analisados descritivamente.Os resultados foram de 14,3% e 46,0% positivos na Intituição I e II, respectivamente. O estudo concluiu que os laringoscópios nestas duas intituições oferecem riscos aos pacientes, apresentando presença de sangue oculto.Urge providências para que seja possível sua utilização, garantindo-se a segurança dos pacientes e dos profissionais que tem contato direto com este equipamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Negri Sousa, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas(2002), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Bandeirante de São Paulo(2004) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas(2012). Atualmente é servidor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:infecção hospitalar, equipe de enfermagem, laringoscópios, desinfecção.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUSA, A. C. N. Identificação de sangue em laringoscópios prontos para uso nos pacientes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 319–319, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7500. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7500. Acesso em: 24 set. 2022.