Resumo
Educação permanente pode ser definida como uma estratégia que busca pelo desenvolvimento de pessoas para alcançar os objetivos da instituição, enquanto que a educação continuada é uma atividade de ensino após a formação inicial e tem por objetivo a atualização. Assim, entende-se que para uma formação profissional de qualidade é necessário uma sólida base de formação geral, que vai além do aprendizado na escola, completando-se por meio da educação permanente e continuada. O presente estudo tem como objetivo expor como as instituições de saúde trabalham com a educação permanente e continuada, se essa faz parte da realidade do dia a dia do profissional de saúde. Foi realizada uma revisão de literatura a partir das publicações disponíveis nas principais bases de dados: Bireme, Medline e Scielo referentes ao período de 2000 a 2011. Os artigos indicam que os enfermeiros percebem a importância e a necessidade da Educação Continuada e Permanente, e que a área está em constante desenvolvimento, exigindo uma nova visão do trabalhador da enfermagem. Visto que a educação continuada e permanente não faz parte de muitas instituições de saúde e naquelas que já fazem uso desse instrumento, ainda é deficiente, há necessidade de amadurecer essa pratica, para que ela possa ser vista com respeito e como uma necessidade dos serviços de saúde, para melhoria da assistência e desenvolvimento dos profissionais.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Elisangela Aparecida Ludovico Ferreira
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