Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp.

Autores

  • Maria Aparecida Vendemiatto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7498

Palavras-chave:

Preparação de amostras. Amostras geologicas. Moagem

Resumo

Um dos desafios enfrentados para melhorar a qualidade das análises químicas de amostras geológicas é a melhoria do processo de preparação. A forma como a preparação é feita hoje, não é igualmente eficiente para todos os tipos de amostras. Algumas vezes são necessários retrabalhos, ou seja, repetição da moagem e também o seu peneiramento, o que analiticamente é indesejável. 
A qualidade das análises químicas está diretamente relacionada à qualidade do processo de preparação. A revisão e reestruturação do processo de preparação de amostras geológicas têm como objetivo diminuir o tempo deste processo e principalmente aumentar a confiabilidade nos resultados analíticos. Os equipamentos de moagem e seus acessórios introduzem contaminantes nas amostras que estão relacionados à sua composição (aço inox, aço temperado, carbono tungstênio, alumina sintética, etc.). A escolha do material adequado para uma moagem eficiente sob o ponto de vista da granulometria pode ser inadequada sob o ponto de vista da introdução de contaminantes (introdução de elementos químicos provenientes do processo de moagem). Deste modo, este estudo procura melhorar a eficiência do processo de preparação da amostra para melhorar a qualidade das análises químicas. Como resultado deste estudo são apresentadas as seguintes sugestões: 1- substituição da mandíbula do britador; 2- aplicação de questionário aos usuários para análise de campo de forças; 3-utilização sequencial de moinhos diferentes para moagem de uma mesma amostra; 4- aquisição de equipamento intermediário entre britagem e moagem; 5- descrição de procedimentos e treinamento operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vendemiatto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1985), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Campinas(1984), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas(2001) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colégio Técnico Industrial Conselheiro Antonio Prado(1979). Atualmente é Química - Profissional de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

VENDEMIATTO, M. A. Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 317–317, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7498. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7498. Acesso em: 4 dez. 2022.