Dimensionamento ergonômico e eficiente para salas de aulas dos laboratórios

Autores

  • Pedro Miguel Raggio Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7497

Palavras-chave:

Bancada. Aluno. Física. Ergonomia. Laboratório

Resumo

Em função da movimentação hergonômica dos alunos e através do levantamento do aluno padrão, foi otimizado o dimensionamento das salas de aulas dos laboratórios e a disposição das bancadas para melhor aproveitamento do espaço. Trabalho realizado nos Laboratórios de Ensino de Física do IFGW nas Cordenadorias dos Professores: Hugo Fragnito, Anderson Fauth, Flávio Caldas Cruz e Monica Alonso Cota com participação da Marcenaria da Unicamp, Compras do IFGW e Manutenção do IFGW. Sendo continuado na Coordenadoria do Prof.Varlei Rodrigues. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Miguel Raggio Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Gama Filho(1973) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1969). Atualmente é Supervisor dos Laboratórios de Ensino de Grad da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas.

 

 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SANTOS, P. M. R. Dimensionamento ergonômico e eficiente para salas de aulas dos laboratórios. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 316–316, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7497. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7497. Acesso em: 28 set. 2022.