Corpo e movimento

Autores

  • Isabella Franceschini Nunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7496

Palavras-chave:

Educação infantil. Bebês. Movimento. Corpo

Resumo

O projeto Corpo e Movimento vem sendo desenvolvido neste segundo semestre de 2012 com crianças de 0 a 2 anos de idade, no berçário da Creche Área de Saúde da Unicamp, e tem por objetivo proporcionar às crianças diversas experiências que fomentem a exploração de seus corpos e dos movimentos que eles podem realizar. Desde e antes mesmo do nascimento, os bebês se movimentam, e conforme o tempo passa, aprimoram e ampliam suas possibilidades de locomoção e interação com o meio que os cerca. Diante disso, e das observações feitas no berçário, este “plano de bordo” tem por objetivo proporcionar um leque maior de experiências para que o bebê de 0 a 2 anos vivencie e aumente o domínio sobre seu corpo e o espaço, afim de se constituírem e se conscientizarem de suas ações e de sua própria auto imagem.
As atividades estão sendo desenvolvidas com diversos materiais que possibilitam ao bebê a exploração de seu corpo e de seus movimentos, tais como: colchões, papel celofane, pneus, túnel, caixa de papelão, rolos grandes, almofadas, garrafa pet, tecidos, bolas, plástico bolha, música, instrumentos musicais. O projeto ainda está em andamento, porém já é possível notar que as crianças estão ampliando seus movimentos corporais, potencializando suas habilidades e adquirindo autonomia. A partir das observações das necessidades dos bebês propusemos atividades que possibilitassem a exploração de seus movimentos, através de materiais diversificados e de um ambiente planejado e preparado para criar novos desafios e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Franceschini Nunes, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

NUNES, I. F. Corpo e movimento. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 315–315, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7496. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7496. Acesso em: 1 out. 2022.