Banner Portal
Cesto do tesouro: relatos das observações com os bebês
PDF

Palavras-chave

Bebê. Cesto do tesouro. Descobertas. Aprendizagens

Como Citar

PINTO, G. D. C. Cesto do tesouro: relatos das observações com os bebês. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 310–310, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7491. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

Como diria Froebel, a primeira infância não é uma fase de aprendizagens sistemáticas, mas de descobertas e desenvolvimento. A atividade do Cesto do Tesouro consiste na observação do desenvolvimento do bebê ao brincar com objetos de seu cotidiano. Esse projeto foi desenvolvido na CAS – Creche da Área de Saúde da Unicamp. A metodologia utilizada foi apresentar para os bebês de 06 a 12 meses um cesto de vime com uma diversidade de objetos que são encontrados em seus lares. Bebês que mantém o equilíbrio da posição sentada permitindo a escolha dos objetos dentro do cesto. Citamos alguns dos objetos presentes: a pinha, laranja, maçã, sino de metal, chapéu de palha, tecido, colher de pau e metal, tampa de panela, copos, cilindros de madeira, pinhas, etc. Estes objetos são instrumentos de descobertas e aprendizagens, na qual o brincar é dotado de espontaneidade e liberdade, promovendo o desenvolvimento dos cincos sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão.
Considerações finais: No cotidiano do professor de crianças pequenas é natural e rotineiro relatar através da escrita, vídeos e fotos as aprendizagens de suas crianças, e poder compartilhar um desses relatos nos retorna a apreciação e a observação das interações que os bebês manifestam entre seus pares e com o meio. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gilmara Da Cunha Pinto

Downloads

Não há dados estatísticos.