Banner Portal
Autenticação centralizada no uso dos serviços computacionais
PDF

Palavras-chave

LDAP. Active directory. Centralização

Como Citar

GODOY, Henri Alves. Autenticação centralizada no uso dos serviços computacionais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 307–307, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7488. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo integrar os serviços computacionais oferecidos a comunidade das Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA) que necessitem de um par de identificação usuário/senha, de forma que fossem verificados em uma única base centralizada de diretórios LDAP (Lightweight Directory Access Protocol); agilizar operacionalmente a criação de contas de acesso e a troca de senhas. O esquecimento de senha ou perda é algo inevitável por todos nós, porém comparando as solicitações de trocas de senha em 2009 (68 solicitações) com o ano de 2010 (642 solicitações) houve um aumento que impactou operacionalmente por ter que interagir com 3 bases diferentes. 
Iniciado em fevereiro de 2011, todos os serviços computacionais foram direcionados a base única centralizada de senhas, o que permitiu também a alteração da senha atual por parte dos alunos, funcionários e docentes a qualquer momento, através da estacão de trabalho ou através de uma interface disponível no Webmail pelo proprietário da conta. O projeto permitiu integrar os serviços computacionais atuais e os novos à medida que forem necessários. Resultou também uma maior rapidez na criação e entrega das contas de acesso a toda comunidade FCA. Rapidez na localização, consistência das contas e independência do usuário para alteração de senhas.Comprovou-se uma queda no número de solicitações em 2011 (187 solicitações) e 2012 (88 solicitações – 1° semestre), comparado com os anos anteriores. Consequentemente houve também uma redução no trânsito de formulários entre o Helpdesk e Secretária Acadêmica, direcionando o tempo poupado para a execução de novas tarefas. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Henri Alves Godoy

Downloads

Não há dados estatísticos.