Banner Portal
Autenticação centralizada no uso dos serviços computacionais
PDF

Palavras-chave

LDAP. Active directory. Centralização

Como Citar

GODOY, H. A. Autenticação centralizada no uso dos serviços computacionais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 307–307, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7488. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7488. Acesso em: 5 jun. 2023.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo integrar os serviços computacionais oferecidos a comunidade das Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA) que necessitem de um par de identificação usuário/senha, de forma que fossem verificados em uma única base centralizada de diretórios LDAP (Lightweight Directory Access Protocol); agilizar operacionalmente a criação de contas de acesso e a troca de senhas. O esquecimento de senha ou perda é algo inevitável por todos nós, porém comparando as solicitações de trocas de senha em 2009 (68 solicitações) com o ano de 2010 (642 solicitações) houve um aumento que impactou operacionalmente por ter que interagir com 3 bases diferentes. 
Iniciado em fevereiro de 2011, todos os serviços computacionais foram direcionados a base única centralizada de senhas, o que permitiu também a alteração da senha atual por parte dos alunos, funcionários e docentes a qualquer momento, através da estacão de trabalho ou através de uma interface disponível no Webmail pelo proprietário da conta. O projeto permitiu integrar os serviços computacionais atuais e os novos à medida que forem necessários. Resultou também uma maior rapidez na criação e entrega das contas de acesso a toda comunidade FCA. Rapidez na localização, consistência das contas e independência do usuário para alteração de senhas.Comprovou-se uma queda no número de solicitações em 2011 (187 solicitações) e 2012 (88 solicitações – 1° semestre), comparado com os anos anteriores. Consequentemente houve também uma redução no trânsito de formulários entre o Helpdesk e Secretária Acadêmica, direcionando o tempo poupado para a execução de novas tarefas. 
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7488
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Henri Alves Godoy

Downloads

Não há dados estatísticos.