A prática docente do professor de educação infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança pequena

Autores

  • Benedita de Lourdes Motta Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7485

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Educação infantil. Criança/ professor

Resumo

Introdução:Este trabalho tem por objetivo relatar um pouco sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com um grupo de crianças do CECI Maternal (DEdIC), bem como a importância da figura do professor no desenvolvimento e aprendizado do educando. Métodos: Buscamos desenvolver as habilidades táteis, auditivas, visuais e olfativas em um grupo de crianças de 2 anos e 4 meses. Para tanto utilizamos materiais recicláveis, fubá, instrumentos musicais e elementos disponíveis na natureza. As experiências contam sempre com a mediação do professor-referência do grupo.Resultados:A partir da mediação do professor, a criança se torna cada vez mais capaz de identificar os diferentes sentidos. Essas observações nos levam a refletir sobre papel do educador no desenvolvimento e aprendizado do educando. Observamos que houve grande interação entre as crianças e interesse na participação das atividades. Estabeleceram reações de causa e efeito no jogo imaginário do faz-de-conta. Considerações Finais: Ao professor, fica o papel de facilitador, mediador e observador de tal processo, rompendo assim o paradigma que o classifica como um mero cuidador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita de Lourdes Motta Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SILVA, B. de L. M. A prática docente do professor de educação infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança pequena. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 304–304, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7485. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7485. Acesso em: 3 out. 2022.