Banner Portal
A prática docente do professor de educação infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança pequena
PDF

Palavras-chave

Prática pedagógica. Educação infantil. Criança/ professor

Como Citar

SILVA, Benedita de Lourdes Motta. A prática docente do professor de educação infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança pequena. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 304–304, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7485. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução:Este trabalho tem por objetivo relatar um pouco sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com um grupo de crianças do CECI Maternal (DEdIC), bem como a importância da figura do professor no desenvolvimento e aprendizado do educando. Métodos: Buscamos desenvolver as habilidades táteis, auditivas, visuais e olfativas em um grupo de crianças de 2 anos e 4 meses. Para tanto utilizamos materiais recicláveis, fubá, instrumentos musicais e elementos disponíveis na natureza. As experiências contam sempre com a mediação do professor-referência do grupo.Resultados:A partir da mediação do professor, a criança se torna cada vez mais capaz de identificar os diferentes sentidos. Essas observações nos levam a refletir sobre papel do educador no desenvolvimento e aprendizado do educando. Observamos que houve grande interação entre as crianças e interesse na participação das atividades. Estabeleceram reações de causa e efeito no jogo imaginário do faz-de-conta. Considerações Finais: Ao professor, fica o papel de facilitador, mediador e observador de tal processo, rompendo assim o paradigma que o classifica como um mero cuidador.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Benedita de Lourdes Motta Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.