A importância da leitura para o bebê

Autores

  • Rosana Aparecida Nascimento Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7484

Palavras-chave:

Interação. Leitura. Bebeteca

Resumo

Realizamos este trabalho na Creche Área de Saúde (CAS), no primeiro semestre do ano de 2012. Desde os primeiros meses de vida acontece a comunicação não-verbal onde o bebê enriquece seu desenvolvimento através das experiências e descobertas, proporcionadas ao mesmo a partir da organização dos espaços. O bebê pode até não entender todo o enredo de uma história. No entanto, mesmo antes do desenvolvimento da fala, acreditamos que é papel da creche iniciar projetos de leitura e contação de histórias, pois o bebê ainda não fala, mas compreende e vivencia tudo o que está ao seu redor. MÉTODOS
A partir da construção de uma “Bebeteca”, isto é, espaço de leitura para bebês dentro do espaço da sala, utilizamos de livros de pano, feltro, dedoches, fantoches, fotos reais da família/crianças/animais, livros vivos, que são formas criativas e que privilegiam o desenvolvimento global e as trocas interativas com o outro. RESULTADOS O projeto proporcionou às crianças momentos ricos de interação entre os pares, bem como entre crianças e suas professoras de referência. Através dos livros, as crianças interagem, realizam brincadeiras, se “percebem” no mundo. Também já demonstram o gosto pela leitura. CONSIDERAÇÕES FINAIS Despertar a paixão pelos livros é uma estratégia do educador que acredita na capacidade e importância ao bebê em ter contato com a linguagem oral e escrita que os levam a formação do futuro leitor e apreciador da literatura. O bebê pode sim manusear os livros e sentar-se para ouvir um pequeno conto ou história interagindo com um mundo de fantasias e simbolismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

NASCIMENTO, R. A. A importância da leitura para o bebê. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 303–303, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7484. Acesso em: 25 set. 2022.