Resumo
Realizamos este trabalho na Creche Área de Saúde (CAS), no primeiro semestre do ano de 2012. Desde os primeiros meses de vida acontece a comunicação não-verbal onde o bebê enriquece seu desenvolvimento através das experiências e descobertas, proporcionadas ao mesmo a partir da organização dos espaços. O bebê pode até não entender todo o enredo de uma história. No entanto, mesmo antes do desenvolvimento da fala, acreditamos que é papel da creche iniciar projetos de leitura e contação de histórias, pois o bebê ainda não fala, mas compreende e vivencia tudo o que está ao seu redor. MÉTODOSA partir da construção de uma “Bebeteca”, isto é, espaço de leitura para bebês dentro do espaço da sala, utilizamos de livros de pano, feltro, dedoches, fantoches, fotos reais da família/crianças/animais, livros vivos, que são formas criativas e que privilegiam o desenvolvimento global e as trocas interativas com o outro. RESULTADOS O projeto proporcionou às crianças momentos ricos de interação entre os pares, bem como entre crianças e suas professoras de referência. Através dos livros, as crianças interagem, realizam brincadeiras, se “percebem” no mundo. Também já demonstram o gosto pela leitura. CONSIDERAÇÕES FINAIS Despertar a paixão pelos livros é uma estratégia do educador que acredita na capacidade e importância ao bebê em ter contato com a linguagem oral e escrita que os levam a formação do futuro leitor e apreciador da literatura. O bebê pode sim manusear os livros e sentar-se para ouvir um pequeno conto ou história interagindo com um mundo de fantasias e simbolismos.

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Copyright (c) 2016 Rosana Aparecida Nascimento
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