Programas ambientais

Autores

  • Jane Gomes de Almeida Lacerda Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7480

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Grupo gestor ambiental. Câmara técnica. Grupo de trabalho. SGA

Resumo

O processo de construção da gestão ambiental em universidades é complexo e exige um esforço sistêmico e integrado de toda a comunidade. No caminhar do Programa de Gestão Ambiental para a UNICAMP foram propostos nove projetos que, em seu conjunto, fornecem os subsídios necessários para a desejada e adequada gestão ambiental. Neste trabalho apresenta-se o projeto relacionado à criação das Câmaras Técnicas(CT). Para tal foram mobilizados parceiros da própria UNICAMP, de caráter multidisciplinar e especialistas ligados aos temas considerados prioritários pela Administração. Foi proposta a criação inicial das seguintes câmaras técnicas: Resíduos Urbanos, Conservação de Recursos Hídricos, Comunicação e Educação Ambiental e Energia. 
Os membros foram convidados para compor as câmaras em caráter consultivo, podendo ser permanentes ou transitórios. As câmaras têm Grupos de Trabalho (GT) para elaborar propostas para as questões ambientais apontadas. 
O detalhamento das propostas feitas pelas CT/ GT deverão seguir algumas diretrizes, ainda em fase de aprovação tais como: serão de caráter geral, podendo ser aplicadas à todos os campi; deverão incorporar práticas e experiências bem sucedidas e contemplar, no mínimo, um indicador ambiental para que seja possível o acompanhamento do desempenho e orientação das etapas futuras do programa. Atenderão às áreas de energia, água, papel, coleta de resíduos urbanos, comunicação e educação ambiental. Todos estes programas farão parte do Sistema de Gestão Ambiental da Unicamp (SGA) que é objeto deste trabalho. É esperado que a instituição alcance um desempenho ambientalmente correto, minimizando os impactos ao ambiente decorrentes de atividades e serviços nela praticados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Gomes de Almeida Lacerda, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

LACERDA, J. G. de A. Programas ambientais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 297–297, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7480. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7480. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)