Banner Portal
Os benefícios da gestão de resíduos e sua contribuição para a gestão ambiental nas universidades
PDF

Palavras-chave

Gestão ambiental. Gestão de resíduos. Universidades

Como Citar

SANTOS, Mara Medeiros. Os benefícios da gestão de resíduos e sua contribuição para a gestão ambiental nas universidades. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 295–295, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp preocupada com a gestão ambiental, a qual deve fazer uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade vem tratar de um de seus aspectos, o gerenciamento dos resíduos perigosos. Com o programa de elaboração do plano de gerenciamento de resíduos haverá controle da geração, segregação, acondicionamento, coleta, processamento e disposição final dos resíduos da universidade. Para a implantação do programa de gerenciamento de resíduos na Unicamp, foi instituída a Célula Operacional de Resíduos. Esta tem por objetivo orientar as unidades na minimização da geração de resíduos, através dos facilitadores, responsáveis pelo levantamento dos resíduos gerados e sua destinação.
Como resultado destas ações, tivemos:
- Incineração de 100% do resíduo passivo,
- Implantação de rotina, para retirada e destinação dos resíduos incineráveis, 
- Criação de um software institucional para acompanhamento da geração contínua de resíduos nas unidades, 
- Criação de um banco virtual para troca de reagentes químicos,
- Elaboração de procedimentos ambientais padrão para o manejo de resíduos perigosos, 
- Elaboração e implantação de projetos para a minimização da geração de resíduos ativos. 
Desta forma, a criação de um programa de gerenciamento de resíduos em instituições de ensino é fundamental não só como forma de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, mas principalmente para educar os futuros profissionais da universidade, além da conscientização em mudar seus hábitos para padrões sustentáveis de produção e consumo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Mara Medeiros Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.