Banner Portal
Minimização dos Resíduos Químicos Gerados nos Laboratórios da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP: Compartilhando o Uso de Reagentes e Evitando o Desperdício
PDF

Palavras-chave

Resíduos químicos. Resíduos laboratório. Gestão ambiental. Minimização de resíduos. Resíduos de pesquisa

Como Citar

MAISTRO, M. C. Minimização dos Resíduos Químicos Gerados nos Laboratórios da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP: Compartilhando o Uso de Reagentes e Evitando o Desperdício. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 294–294, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7477. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

Os laboratórios da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP, como a maioria dos laboratórios de ensino e pesquisa de uma universidade, demandam, cada vez mais, de novos materiais e equipamentos, conforme as novas linhas e tendências de pesquisa que vão surgindo, diferentemente do que ocorre, por exemplo, numa indústria. Os produtos químicos de laboratórios, devido a esta característica intrínseca à pesquisa, acabam, muitas vezes, sendo sub-utilizados até o momento do seu descarte final como material vencido, ou seja, resíduos químicos, pura e simplesmente pela ausência de uma gestão eficaz sobre a demanda e uso desses produtos, evitando assim o desperdício dos reagentes químicos adquiridos na unidade. O objetivo deste trabalho é a elaboração, e possivelmente a futura implementação de um “banco virtual” de reagentes químicos, que funcione como uma plataforma propícia para troca de informações que permitam entre os laboratórios a troca, a doação, ou mesmo o compartilhamento desses produtos químicos, sem haver a necessidade de um local específico para estocá-los, evitando assim seu desperdício, e a geração de novos resíduos. O presente trabalho consiste-se ainda num projeto. Ao ser implementado, os resultados, de imediato, seriam a elaboração e implementação deste banco de dados virtual, que, por si só, além de atingir seu objetivo, permitiria a obtenção de dados concretos que avaliassem e comprovassem sua eficácia. Tal proposta está fundamentada no Princípio dos 3 R’s, (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que prioriza primeiramente a minimização, depois o reaproveitamento, reuso, e por fim o processo de reciclagem de materiais. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcelo Corrêa Maistro

Downloads

Não há dados estatísticos.