Levantamento histórico do sistema de coleta seletiva na moradia estudantil da UNICAMP

Autores

  • Egle Novaes Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7476

Palavras-chave:

Resíduos sólidos domésticos. Histórico. Plano de gerenciamento de resíduos compostáveis. Moradia estudantil

Resumo

Uma atitude frequente dentre os cidadãos consiste em juntar o resíduo gerado em sacos plásticos, deixá-lo fora de casa e a partir daí desligarem-se do problema. Diversos estudos demonstram que o resíduo sólido doméstico (RSD) pode apresentar um potencial de minimização superior a 50%. A Moradia Estudantil da UNICAMP que possui capacidade para abrigar aproximadamente 1000 estudantes universitários, pode ser um modelo de gerenciamento de RSD. Neste sentido, realizou-se um levantamento histórico da coleta seletiva da Moradia entre 1999 e 2010, que foi realizado por meio do levantamento de documentos arquivados na administração da Moradia e pela experiência e participação do autor em atividades no tema. Em 1999, estudantes integrantes do projeto Recicladia realizaram diagnóstico; campanhas informativas e instalação de lixeiras laranja para resíduo potencialmente reciclável (RR) e placas informativas. Em 2001, integrantes do grupo Soucateiro, realizaram diagnóstico, campanhas e projetaram modelos de lixeiras, neste período obteve-se doações de lixeiras.para a Moradia. A partir de 2004, os projetos passaram a contar com estudantes bolsistas. Entre 2005 e 2006, este autor realizou uma iniciação científica, onde foram incorporadas a segregação, a coleta e o tratamento do resíduo compostável (RC). Entre 2009 e 2010, o mesmo autor realizou as atividades de campo de mestrado com a caracterização gravimétrica do RSD e a elaboração de um plano de gerenciamento do RC da Moradia. Estes projetos são importantes e são detalhados neste artigo, pois a universidade é o local onde se formam pessoas que têm papel fundamental em difundir valores e práticas de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egle Novaes Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Engenharia Civil [Hidráulica e Saneamento] SCarlos pela Universidade de São Paulo (1993). Professora Livre-docente pela UNICAMP na área de Resíduos Sólidos (2012). Atualmente é professora doutora I da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, resíduo sólido doméstico, gerenciamento de resíduos, minimização e resíduos sólidos domésticos.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

TEIXEIRA, E. N. Levantamento histórico do sistema de coleta seletiva na moradia estudantil da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 293–293, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7476. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7476. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)