Cultura e Arte do sustentável: o antes e o depois

Autores

  • Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7472

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Arte. Cultura. Transformação. Multiplicação

Resumo

O Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente - PRODECAD, apresentava em agosto de 2010 a carência de um espaço artístico conveniente. Através de parcerias e da mobilização de toda a instituição em prol desta idéia, pudemos vivenciar uma grande transformação cultural.  Ao final do ano de 2011 o Programa passou a contar com um ateliê e uma Galeria de Artes, espaços que antes estavam desativados e sem vida ficaram totalmente estruturados e funcionais, tendo como característica mais marcante a sustentabilidade. Gerados a partir de material de reuso, a manutenção percorre o mesmo caminho. É fruto do empenho, desejo e dedicação das crianças junto aos colaboradores e familiares. Um fator de relevância foi o custo, que por conta do projeto não teve valor significativo, deixando o qualitativo e quantitativo espontâneo. O processo educativo garantiu a criatividade em transformar o que já era considerado inútil em útil e ainda belo. As novas idéias despertaram, e continuam despertando um novo olhar cotidiano para os temas envolvidos, multiplicando as ações e temática, cada vez mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. P. da S. Cultura e Arte do sustentável: o antes e o depois. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 289–289, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7472. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7472. Acesso em: 3 out. 2022.