A evolução da questão ambiental na UNICAMP

Autores

  • Maria Gineusa de Medeiros Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7469

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Responsabilidade ambiental. Resíduos

Resumo

Neste trabalho apresenta-se a evolução da questão ambiental na UNICAMP. 
O Grupo de Estudos, criado por portaria da Reitoria, em 2001, apresentou uma Proposta de Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na UNICAMP com os objetivos de:
a) desenvolver um plano de gestão ambiental para a UNICAMP, buscando a conquista da qualidade e preservação do ambiente, de forma sustentável; e 
b) buscar o comprometimento da UNICAMP, com a questão ambiental, integrando a responsabilidade ambiental aos processos organizacionais, incorporando-a nas práticas administrativas e na postura universitária, assegurando à prevenção, a proteção, a preservação, a conservação, o controle, a melhoria e a recuperação dos recursos ambientais.  Alguns dos resultados, referente ao Programa de Gestão de Resíduos Biológico, Químico e Radioativo (PGRBQR) foram: criação da Célula Operacional de Resíduos, Capacitação do Grupo Gestor Ambiental e da Célula Operacional, resíduo químico passivo 100% incinerado, curso avançado de gerenciamento de resíduo, elaboração de ações de minimização da geração de resíduo ativo, elaboração do anteprojeto para a construção de um Entreposto de Tratamento de Resíduos, elaboração de um software, criação de um Banco Virtual para Intercâmbio de Reagentes Químicos. O sucesso e a credibilidade do PGRBQR, que é institucional, alavancou a criação da política ambiental da UNICAMP, que ficou: A Universidade Estadual de Campinas assume o compromisso de assegurar qualidade ambiental em seus campi e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam conhecimento, habilidades, práticas e valores voltados à conservação dos recursos naturais, à solução de impactos e ao bem estar da comunidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gineusa de Medeiros Souza, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUZA, M. G. de M. A evolução da questão ambiental na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 286–286, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7469. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7469. Acesso em: 28 set. 2022.