Banner Portal
A evolução da questão ambiental na UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Gestão ambiental. Responsabilidade ambiental. Resíduos

Como Citar

SOUZA, Maria Gineusa de Medeiros. A evolução da questão ambiental na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 286–286, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7469. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se a evolução da questão ambiental na UNICAMP. 
O Grupo de Estudos, criado por portaria da Reitoria, em 2001, apresentou uma Proposta de Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na UNICAMP com os objetivos de:
a) desenvolver um plano de gestão ambiental para a UNICAMP, buscando a conquista da qualidade e preservação do ambiente, de forma sustentável; e 
b) buscar o comprometimento da UNICAMP, com a questão ambiental, integrando a responsabilidade ambiental aos processos organizacionais, incorporando-a nas práticas administrativas e na postura universitária, assegurando à prevenção, a proteção, a preservação, a conservação, o controle, a melhoria e a recuperação dos recursos ambientais.  Alguns dos resultados, referente ao Programa de Gestão de Resíduos Biológico, Químico e Radioativo (PGRBQR) foram: criação da Célula Operacional de Resíduos, Capacitação do Grupo Gestor Ambiental e da Célula Operacional, resíduo químico passivo 100% incinerado, curso avançado de gerenciamento de resíduo, elaboração de ações de minimização da geração de resíduo ativo, elaboração do anteprojeto para a construção de um Entreposto de Tratamento de Resíduos, elaboração de um software, criação de um Banco Virtual para Intercâmbio de Reagentes Químicos. O sucesso e a credibilidade do PGRBQR, que é institucional, alavancou a criação da política ambiental da UNICAMP, que ficou: A Universidade Estadual de Campinas assume o compromisso de assegurar qualidade ambiental em seus campi e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam conhecimento, habilidades, práticas e valores voltados à conservação dos recursos naturais, à solução de impactos e ao bem estar da comunidade. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Gineusa de Medeiros Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.