Banner Portal
Uso da papaina como terapia tópica no tratamento de paciente com síndrome de fournier assistido no hospital estadual Sumaré
PDF

Palavras-chave

Papaína. Síndrome de fournier. Curativo

Como Citar

MARTINS, Vanessa Cristiani Mesquini. Uso da papaina como terapia tópica no tratamento de paciente com síndrome de fournier assistido no hospital estadual Sumaré. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 281–281, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7464. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Papaína é uma enzima proteolítica proveniente da planta Carica Papaya (pó, gel ou creme) tem ação bacteriostática, bactericida e anti-flamatória, podendo ser utilizada em diversas concentrações. A Gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana causada por microorganismos anaeróbicos e aeróbios, necrotizante, de início agudo, da região genital e/ou perianal, com elevado índice de mortalidade. O enfermeiro destaca-se no direcionamento do plano terapêutico. O objetivo foi relatar os efeitos da terapia tópica com papaína no tratamento de uma lesão por Síndrome de Fournier.
Relato de experiência da terapia tópica com papaína pó e creme, paciente com lesão por Síndrome de Fournier no Ambulatório de Estomaterapia do Hospital Estadual Sumaré; foram obedecidas às normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, com consentimento livre e esclarecido do paciente. Resultado: Realizado desbridamento cirúrgico no dia 08/04/2011, ocasião que necessitou de uma colostomia e cistostomia para se evitar uma possível contaminação fecal. Permaneceu internado na UTI-A por 11 dias, a enfermeira estomoterapeuta foi acionada para avaliar a lesão, que encontrou a seguinte situação: 90% da ferida na região perianal com tecido de esfacelo. Após a avaliação da ferida, a equipe de enfermagem realizava curativo 2x dia, limpeza da ferida com SF 0,9% em jato morno, com acréscimo de papaína (pó) a 8% e proteção do curativo durante o banho. Foi realizada reavaliações semanalmente. Como conclusão, a eficácia das ações do enfermeiro estomaterapeuta que assiste o paciente com ferida, está ligada com a escolha da terapia tópica, com reavaliações periódicas, conhecimento científico. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vanessa Cristiani Mesquini Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.