Uso da papaina como terapia tópica no tratamento de paciente com síndrome de fournier assistido no hospital estadual Sumaré

Autores

  • Vanessa Cristiani Mesquini Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7464

Palavras-chave:

Papaína. Síndrome de fournier. Curativo

Resumo

Papaína é uma enzima proteolítica proveniente da planta Carica Papaya (pó, gel ou creme) tem ação bacteriostática, bactericida e anti-flamatória, podendo ser utilizada em diversas concentrações. A Gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana causada por microorganismos anaeróbicos e aeróbios, necrotizante, de início agudo, da região genital e/ou perianal, com elevado índice de mortalidade. O enfermeiro destaca-se no direcionamento do plano terapêutico. O objetivo foi relatar os efeitos da terapia tópica com papaína no tratamento de uma lesão por Síndrome de Fournier.
Relato de experiência da terapia tópica com papaína pó e creme, paciente com lesão por Síndrome de Fournier no Ambulatório de Estomaterapia do Hospital Estadual Sumaré; foram obedecidas às normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, com consentimento livre e esclarecido do paciente. Resultado: Realizado desbridamento cirúrgico no dia 08/04/2011, ocasião que necessitou de uma colostomia e cistostomia para se evitar uma possível contaminação fecal. Permaneceu internado na UTI-A por 11 dias, a enfermeira estomoterapeuta foi acionada para avaliar a lesão, que encontrou a seguinte situação: 90% da ferida na região perianal com tecido de esfacelo. Após a avaliação da ferida, a equipe de enfermagem realizava curativo 2x dia, limpeza da ferida com SF 0,9% em jato morno, com acréscimo de papaína (pó) a 8% e proteção do curativo durante o banho. Foi realizada reavaliações semanalmente. Como conclusão, a eficácia das ações do enfermeiro estomaterapeuta que assiste o paciente com ferida, está ligada com a escolha da terapia tópica, com reavaliações periódicas, conhecimento científico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristiani Mesquini Martins, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MARTINS, V. C. M. Uso da papaina como terapia tópica no tratamento de paciente com síndrome de fournier assistido no hospital estadual Sumaré. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 281–281, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7464. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7464. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida