Segurança na fase pré-analítica laboratorial do hospital estadual sumaré

Autores

  • Karen Lopes Vasconcellos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7459

Palavras-chave:

Segurança. Paciente. Laboratório. Patologia clínica

Resumo

Os laboratórios clínicos fazem parte do cotidiano da maioria dos hospitais, pois na assistência, os resultados dos exames laboratoriais são responsáveis pela tomada de decisões muitas vezes decisivas do tratamento do paciente, sendo a qualidade do resultado destes exames primordias para assegurar a segurança do paciente, evitando ações indevidas / desnecessárias. Entende-se que para a realização dos exames laboratoriais não se pode atentar somente para atividades intra-laboratório, com equipamentos a cada dia com maior tecnologia, há se observar a fase chamada pré analítica. A fase pré analítica é responsável por dois terços dos erros atribuídos ao laboratório e existindo poucos estudos na literatura que identificam a responsabilidade destes erros. Justifica-se esse trabalho porque ocorria necessidades de recoletas de exames, principalmente envolvendo repunção venosa em vários setores. Objetivo: Objetiva-se relatar o processo pré-analitico em um laboratório e recoletas das unidades assistenciais do Hospital Estadual Sumaré. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de intervenção nas recoletas de exames do Hospital Estadual Sumaré das unidades assistenciais no período de outubro de 2011 a março de 2012. Resultados: Após ações implementadas o índice de recoleta ficou abaixo de 1%. Conclusão: Conclui-se que o treinamento (medida simples e baixo custo) reflete positivamente; profissionais que executam técnicas rotineiras necessitam ser aprimorados periodicamente; a enfermagem precisa reconhecer que faz parte de uma importante etapa laboratorial (pré-análitica) e que uma técnica realizada corretamente influencia significativamente na assistência ao paciente, evitando prolongamento da internação e repetição de procedimentos desnecessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Lopes Vasconcellos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em enfermagem pela Faculdade de Americana (2006) e cursando pós graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Faculdade Comunitária de Campinas - FAC 3. Membro do grupo de estudo do Hospital Estadual de Sumaré sobre Diagnósticos de Enfermagem. Atualmente é enfermeira do Hospital Estadual Sumaré, no setor e Ginecologia / Obstetrícia e realiza supervisão de estágio para o 7ª semestre do curso de Graduação em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

VASCONCELLOS, K. L. Segurança na fase pré-analítica laboratorial do hospital estadual sumaré. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 276–276, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7459. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7459. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida