Relato de experiência: "Projeto de Humanização no atendimento aos pacientes em hemodiálise"

Autores

  • Isabella Carvalho Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7455

Palavras-chave:

Humanização. Hemodiálise. Integração

Resumo

Introdução 
No Centro Integrado de Nefrologia-CIN/ HC, são atendidos portadores de Insuficiência Renal Crônica Terminal, submetidos a sessões de hemodiálise para viver. Esta rotina não tem prazo para terminar, pois o transplante renal, outro tratamento da doença, pode demorar a se realizar e não ser o ideal para alguns pacientes. Isto faz com que as limitações que a doença impõe, torne dolorida e sofrida esta realidade. 
Visando melhorar a qualidade de vida e levando em consideração a tendência de humanização no âmbito hospitalar, observamos que momentos de descontração proporcionam alegria a estes pacientes, envolvendo-os, como aos acompanhantes e a equipe multidisciplinar. Materiais e métodos
Aproveitando o início da primavera, período em que a natureza fica bela, presenteando-nos com flores coloridas e perfumadas, alegria e esperança, realizamos uma festa com os seguintes objetivos:
- Proporcionar maior integração entre os pacientes e equipe de saúde.
- Proporcionar momentos de alegria e descontração.
- Promover integração entre familiares, pacientes e equipe do CIN.
A festa foi organizada pela enfermagem e apresentou: decoração da hemodiálise, adereços para caracterizar a estação, coffee break, declamação de poesia e entrega de flores. Resultados
Foi observada a participação e adesão da equipe multidisciplinar e usuários na organização e realização do evento. As atividades, lúdica e cultural, desenvolvidas trouxeram alegria e descontração aos presentes e promoveu a integração do grupo. Conclusão Concluímos que as iniciativas realizadas integrando equipe e usuários proporcionam bem estar e satisfação. São ferramentas que juntamente com outros métodos corroboram o processo de humanização no atendimento aos pacientes em hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Carvalho Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Isabella Carvalho Ribeiro é graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas, em 1998. Iniciou sua carreira profissional trabalhando com pacientes renais crônicos em clínicas de hemodiálise na cidade da Campinas/SP, especializando-se em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, em 2002. Em setembro deste mesmo ano ingressou no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, tendo experiência na atuação hospitalar em áreas como: enfermarias de Cardiologia e Pneumologia- enfermeira assistencial e supervisora, Unidade de Terapia intensiva de Adultos- enfermeira assistencial e também na hemodiálise do Centro Integrado de Nefrologia (CIN)- enfermeira assistencial. Atualmente é enfermeira supervisora do Centro Integrado de Nefrologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas e frente aos desafios da gestão e da busca contínua em aperfeiçoamento profissional e pessoal está indo em busca do mestrado.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

RIBEIRO, I. C. Relato de experiência: "Projeto de Humanização no atendimento aos pacientes em hemodiálise". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 272–272, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7455. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7455. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)