Banner Portal
Relato de experiência: sensibilização para a higienização das mãos com a equipe de enfermagem de um hospital universitário
PDF

Palavras-chave

Lavagem de mãos. Enfermagem. Educação continuada

Como Citar

ALMEIDA, Angélica Olivetto. Relato de experiência: sensibilização para a higienização das mãos com a equipe de enfermagem de um hospital universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 271–271, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7454. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde está investindo na Campanha “Salve Vidas - Lave suas mãos”, pois milhões de pacientes são afetados por infecções hospitalares. A higienização das mãos é um momento importante para interromper a cadeia de transmissão e evitar a propagação das doenças. Objetivo: Sensibilizar a equipe de enfermagem para a realização da técnica padronizada na Instituição. Metodologia: Confeccionou-se uma caixa com luz ultravioleta (luz negra) e adquiriu-se gel revelador fotossensível. O procedimento foi realizado na semana que antecedeu a comemoração do Dia Mundial da lavagem das mãos, em maio de 2012 pelos enfermeiros da Seção de Enfermagem em Educação Continuada e Supervisores do Departamento de Enfermagem/HC UNICAMP, que percorreram todas as unidades assistenciais e ambulatoriais do Hospital de Clínicas, no período diurno e noturno. Cada profissional da equipe recebeu quantidade suficiente de gel revelador para realizar a técnica de higienização das mãos, a seguir foi orientado a inserir as mãos na caixa com luz ultravioleta, para visualizar qual (is) o local (is) que não recebeu o gel, revelando áreas que não foram corretamente higienizadas. Resultados: Constatou-se que 905 membros da equipe de Enfermagem participaram da atividade, perfazendo 88% dos colaboradores do Depto de Enfermagem, foi possível detectar que são os polegares, as áreas críticas, para a higienização das mãos. Conclusão: O grupo verbalizou sua percepção da necessidade de executar corretamente a técnica de higienização das mãos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Angélica Olivetto Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.