Relato de experiência: sensibilização para a higienização das mãos com a equipe de enfermagem de um hospital universitário

Autores

  • Angélica Olivetto Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7454

Palavras-chave:

Lavagem de mãos. Enfermagem. Educação continuada

Resumo

A Organização Mundial da Saúde está investindo na Campanha “Salve Vidas - Lave suas mãos”, pois milhões de pacientes são afetados por infecções hospitalares. A higienização das mãos é um momento importante para interromper a cadeia de transmissão e evitar a propagação das doenças. Objetivo: Sensibilizar a equipe de enfermagem para a realização da técnica padronizada na Instituição. Metodologia: Confeccionou-se uma caixa com luz ultravioleta (luz negra) e adquiriu-se gel revelador fotossensível. O procedimento foi realizado na semana que antecedeu a comemoração do Dia Mundial da lavagem das mãos, em maio de 2012 pelos enfermeiros da Seção de Enfermagem em Educação Continuada e Supervisores do Departamento de Enfermagem/HC UNICAMP, que percorreram todas as unidades assistenciais e ambulatoriais do Hospital de Clínicas, no período diurno e noturno. Cada profissional da equipe recebeu quantidade suficiente de gel revelador para realizar a técnica de higienização das mãos, a seguir foi orientado a inserir as mãos na caixa com luz ultravioleta, para visualizar qual (is) o local (is) que não recebeu o gel, revelando áreas que não foram corretamente higienizadas. Resultados: Constatou-se que 905 membros da equipe de Enfermagem participaram da atividade, perfazendo 88% dos colaboradores do Depto de Enfermagem, foi possível detectar que são os polegares, as áreas críticas, para a higienização das mãos. Conclusão: O grupo verbalizou sua percepção da necessidade de executar corretamente a técnica de higienização das mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Olivetto Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Possui pós graduação (Mestrado) na linha de pesquisa de urgência e emergência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduação em enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp (2003). Atualmente é enfermeira na Seção de Educação Continuada do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem clínica e cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva e como supervisora de Unidade de Internação e da Seção de Enfermagem em Educação Continuada.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ALMEIDA, A. O. Relato de experiência: sensibilização para a higienização das mãos com a equipe de enfermagem de um hospital universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 271–271, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7454. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7454. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida