Projeto de vida & motivação

Autores

  • Terezinha Aparecida Barreto Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7448

Palavras-chave:

Auto-estima. Qualidade de vida. Artesanato. Motivação

Resumo

Tecer afetos, alinhavar relações, florir cotidianos, gerar vida - é o que faz o Projeto de Vida e Motivação (www.terezabarreto.com.br) que busca, por meio das oficinas de Arte-Terapia,com pessoas deprimidas ou amantes da arte de ser feliz com o resultado do trabalho com as próprias mãos. O Projeto nasceu em 2004, por meio de uma monografia sobre "Os Discursos da Depressão" no IEL – Unicamp. Nas 68 oficinas realizadas de bordado, tricô e crochê, ou seja, através de agulha e linhas novos sentidos de vida são encontrados. Além dos encontros que realizamos a cada dois meses, também são realizamos os Cafés com Bordado & Bazar, para os quais o público é convidado para apreciar as criações realizadas pelo grupo.  Além das oficinas são realizadas Palestras Motivacionais, como foi o Encontro de Secretários da Unicamp -2011 - Em São Pedro para 200 secretários com o título: Auto-Estima & Criação; e também a customização de 2000 sacolas para o 18º COLE da ALB - UNICAMP 
Esse trabalho, evidenciou, ao longo destes sete anos, que pequenas motivações e ações de ajuda ao próximo podem criar fortes laços de amizade e respeito, que nós chamamos de costura com fios de ouro e “Trocas Milagrosas”. E isso se apresenta como uma pequena contribuição não só no tratamento dessa epidemia dos tempos modernos, mas desmistificando o objeto depressão, mostrando possibilidades de novas curas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Aparecida Barreto Costa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

COSTA, T. A. B. Projeto de vida & motivação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 265–265, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7448. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7448. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida