Programa de autonomia financeira – PROAF

Autores

  • Camila Caroline de Oliveira Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7444

Palavras-chave:

Serviço social. Autonomia. Planejamento. Endividamento

Resumo

O Programa de Autonomia Financeira (PROAF) é um trabalho preventivo e continuado na busca pela autonomia financeira dos funcionários da Universidade e seus familiares. Vem de encontro à necessidade apresentada durante os atendimentos sociais, nos quais a equipe técnica do Serviço Social vem observando que a demanda apresentada majoritariamente refere-se à questão da falta de planejamento orçamentário e em casos mais complexos, ao endividamento crítico. O Programa tem por objetivos orientar os funcionários e familiares sobre a necessidade do compromisso familiar para o enfrentamento do desequilíbrio orçamentário; intervir nas refrações em que a situação de descontrole orçamentário acarreta; possibilitar aos funcionários e familiares alternativas de geração de renda, através de ações que viabilizem capacitação imediata e/ou continuada. A metodologia utilizada no Programa envolve a atuação de uma equipe multiprofissional formada por técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Economia, que atendem aos funcionários inscritos por meio de acompanhamentos individuais e oficinas em grupo desenvolvidas nas Unidades/Órgãos.  No primeiro semestre de desenvolvimento do Programa já foram atendidos 231 servidores de 13 Unidades/Órgãos diferentes, totalizando 17 oficinas. É nítido o alto grau de satisfação dos participantes desde o conteúdo, até as dinâmicas, equipe técnica e formas de adesão ao Programa, materializados nos instrumentais de avaliação e monitoramento que são aplicados no final de cada oficina. Muitos participantes manifestaram que a oficina inclusive superou suas expectativas, sobretudo pelo seu formato que prevê a possibilidade de refletir sobre os diversos aspectos que compõem o fenômeno do endividamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Caroline de Oliveira Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Camila Caroline de Oliveira Ferreira é graduada em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP. Desenvolveu pesquisa financiada pela Fapesp intitulada "A categoria trabalho na vida do adolescente autor de ato infracional" e realizou estágio supervisionado na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social. Atualmente é assistente social do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e representante dos supervisores de estágio da Regional SUL II da ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

FERREIRA, C. C. de O. Programa de autonomia financeira – PROAF. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 261–261, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7444. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7444. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida