Práticas do nippad – núcleo de investigação psicopedagógica dos problemas na aprendizagem e no desenvolvimento

Autores

  • Orly Zucatto Mantovani Assis Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7440

Palavras-chave:

Epistemologia genética. Dificuldades de aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento afetivo. Solicitação do meio

Resumo

O NIPPAD - Núcleo de Investigação Psicopedagógica de Problemas de Aprendizagem e de Desenvolvimento do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP tem por objetivo atender crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem. A avaliação realizada pelo NIPPAD compreende os diferentes aspectos do desenvolvimento humano, ou seja, afetivo, cognitivo e social, através da utilização do Método Clínico Crítico desenvolvido por Jean Piaget (2005), que consiste em acompanhar o raciocínio da criança/adolescente através do desenrolar do seu pensamento. As dificuldades de aprendizagem mais comumente apresentadas são devidas a diferenças individuais – de ritmo, de meio solicitador, entre outros, ou à ausência das estruturas lógico-elementares. As intervenções psicopedagógicas são realizadas tendo como suporte metodológico o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, elaborado por Mantovani de Assis (1976); o qual por meio do processo de solicitação do meio visa contribuir para que crianças e adolescentes construam as estruturas mentais importantes para a sua fase de desenvolvimento, criando situações e oportunidades nas quais as mesmas possam dirigir suas próprias ações sobre o objeto de conhecimento, estabelecendo relações com objetivos variados e em situações desafiadoras e favorecendo também a interação entre os pares. Ao longo dos atendimentos é percebido o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos atendidos, bem como o resgate de sua autoestima. As mudanças também ocorrem no âmbito familiar e escolar, uma vez que lhes é dada a oportunidade de compreenderem seus processos de aprendizagem através do contato com a literatura, jogos e atividades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ASSIS, O. Z. M. Práticas do nippad – núcleo de investigação psicopedagógica dos problemas na aprendizagem e no desenvolvimento. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 257–257, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7440. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7440. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida