Pratica da dança de salão: contribuição para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de funcionários UNICAMP

Autores

  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7439

Palavras-chave:

Dança de salão. Qualidade de vida. Funcionários UNICAMP

Resumo

Promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida através da prática da dança de salão para servidores da Unicamp, nos horários de almoço e finais de tarde, proporcionando uma opção a mais para desenvolver os movimentos corporais de forma prazerosa.  No cenário globalizado em que o mundo se encontra, a Qualidade de Vida (QV) vem ganhando cada vez mais destaque. As pessoas estão se preocupando mais com seu bem estar físico, psicológico e social.Atividades físicas como alongamentos, dança de salão, caminhadas, ginástica localizada, praticadas regularmente proporcionam aumento da auto-estima, diminuição da depressão, redução do isolamento social, aumento do bem-estar e alívio do estresse e melhora a função cognitiva, diminuição da pressão arterial, melhora da resistência física, aumento na densidade óssea e melhora a força muscular. (Castro et al, 2008; Toneli, 2007; Zamai, 2009). As aulas de dança são oferecidas as 2ª, 4ª e 6ª feiras das 12h10 às 13h00 e as 5ª feiras das 17h00 às 18h00, abrangendo diversos estilos para grupos de iniciantes e avançados.  Os resultados positivos obtidos são apontados pelos participantes sendo: melhora do desempenho no trabalho, melhoria da qualidade de vida, da saúde e bem estar geral, o que nos motiva a dar continuidade no oferecimento destas e outras atividades para a população universitária através do programa Mexa-se Unicamp, bem como da expansão deste projeto junto as áreas de saúde da Universidade, com o objetivo da melhora da qualidade de vida, a integração e socialização entre os funcionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas

Graduado pela Faculdades Asmec, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalho como Profissional Especializado em pesquisa no Laboratório de Avaliação Postural desde 1988 na Faculdade de Educação Física-Unicamp); Professor Titular da Universidade Paulista ? Campinas, Limeira e Sorocaba (Disc.: Metodologia científica,trabalho de conclusão de curso, tópicos de atuação profissional, educação física no ensino fundamental e médio, estrutura e funcionamento do ensino, didática geral e específica, prática de ensino e estágio supervisionado). Coordenador de curso na Faculdade Politec e professor das disciplinas de metodologia da pesquisa e didática geral. 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ZAMAI, C. A. Pratica da dança de salão: contribuição para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de funcionários UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 256–256, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7439. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7439. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.