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Por uma escola aberta às diferenças: a inclusão na DEdIC
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Palavras-chave

Educação. Inclusão. Diferenças. Formação

Como Citar

MONTEIRO, F. P. T. Por uma escola aberta às diferenças: a inclusão na DEdIC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 255–255, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7438. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7438. Acesso em: 10 jun. 2023.

Resumo

O Centro Interno de Estudos, Memória e Pesquisas da Infância – CIEMPI foi criado em 2010 para apoiar a transformação dos serviços de assistência aos filhos e filhas dos servidores e servidoras da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em atendimento ao direito da criança à Educação Infantil como primeira etapa da educação básica. 
Inicia-se, assim, a formação específica para professores de educação infantil e em 2011, com a participação representativa de todos os professores e professoras DEdIC, formam-se comissões de estudos e trabalho para rever as concepções de infância, de educação e de escola em busca de referenciais de qualidade para uma escola aberta às diferenças. Como referenciado por Borges (2010), a formação profissional específica e em contexto é indispensável e a metodologia de projetos utilizada propicia o envolvimento de todos os artífices da educação: professores, crianças, famílias, gestores e comunidade. Assim, em continuidade, instituímos o projeto “Construindo uma escola aberta às diferenças: a inclusão na DEdIC”. Em 2012, as ações se dão através de grupos de estudos e estudos de caso, além da documentação pedagógica, como registro, reflexão e transformação de nossa prática.
Os resultados se concretizam através de 09 grupos de estudos mensais; 18 estudos de caso, com transformações da prática para a inclusão das crianças; formação específica para professoras e coordenadoras em LIBRAS, Educação Musical, Alfabetização e Letramento, entre outras.
Nossa meta: o credenciamento da DEdIC junto à Secretaria de Educação como proposto na LDBEN: a educação infantil como primeira etapa da educação básica.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7438
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Copyright (c) 2016 Francisca Paula Toledo Monteiro

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