Patrulheiros – uma troca de aprendizado

Autores

  • Giovanna Beraldo de Azambuja Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7433

Palavras-chave:

Patrulheiros. Acompanhamento. Gerente responsável . Orientador

Resumo

O acompanhamento dos patrulheiros vinculados a Unicamp é realizado pela Equipe de desenvolvimento da divisão de planejamento e desenvolvimento - DPD, da Diretoria Geral de Recursos Humanos – DGRH. Este trabalho consiste em acompanhar e dar suporte aos patrulheiros e tem como objetivo facilitar o trabalho dos orientadores e dos jovens no preparo e inserção no trabalho, acompanhando este processo e atendendo suas demandas diárias. Este acompanhamento envolve diferentes áreas de atuação com atendimentos individuais aos patrulheiros, suporte aos orientadores, suporte aos Rhs, oficinas de integração aos patrulheiros, e oficinas de orientação aos gerentes responsáveis. Os atendimentos individuais ocorrem por procura espontânea do próprio patrulheiro ou por solicitação de seu orientador. E consistem em realizar um apoio psicológico, esclarecendo dúvidas, solucionando conflitos, facilitando a adaptação, e propondo ações para que o jovem se desenvolva e alcance seus objetivos profissionais.  Nosso trabalho ocorre paralelamente ao Centro de aprendizagem e mobilização pela cidadania - Campc, atuando de acordo com as políticas e regras desta instituição e também do ministério do trabalho, buscando preparar o patrulheiro para o estágio como “aprendiz de auxiliar administrativo”. Este acompanhamento abrange todas as Unidades e Órgãos que possuam patrulheiros através do convenio Campc/Unicamp. Os resultados do nosso trabalho podem ser constatados diariamente com a mudança da visão dos orientadores que passaram a entender e assumir sua responsabilidade e compromisso social com a Campc, com jovens e com a Universidade, melhorando a qualidade da orientação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Beraldo de Azambuja Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SILVA, G. B. de A. Patrulheiros – uma troca de aprendizado. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 250–250, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7433. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7433. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)