Banner Portal
Padronização da detecção molecular da sequência st-17 e identificação da alta virulência entre os sorotipos de streptococcus agalactiae em gestantes atendidas no hospital professor doutor josé aristodemo pinotti - UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Streptococcus agalactiae. ST-17. Gbs2018

Como Citar

ANDRADE, Paula Durante. Padronização da detecção molecular da sequência st-17 e identificação da alta virulência entre os sorotipos de streptococcus agalactiae em gestantes atendidas no hospital professor doutor josé aristodemo pinotti - UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 249–249, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7432. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Streptococcus agalactiae (Estreptococo do Grupo B – EGB) é considerado o patógeno de maior relevância em infecções invasivas em neonatos, destacando-se a doença de início precoce (DIP) e a doença de início tardio (DIT). Estudos moleculares têm demonstrado maior virulência em cepas de EGB de determinados sorotipos (Ia, Ib - IX). Um desses fatores de virulência, a proteína de superfície conhecida como HvgA tem como função a facilitação do EGB na adesão ao epitélio intestinal e transposição da barreira hematoencefálica, relacionando-se com a meningite. Essa nova linhagem, identificada pelo gene gbs2018, é caracterizada pela sequência ST-17, que codifica essa proteína e pode estar presente nos vários sorotipos do EGB. 
O trabalho teve como objetivo a padronização de uma reação para identificação da sequência ST-17 do EGB por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras anais e vaginais positivas de pacientes gestantes entre 35ª a 37ª semana gestacional ou em situações de ruptura pré-termo e/ou trabalho de parto prematuro atendidas no CAISM/UNICAMP. 
Como padronização do método foram utilizadas 81 amostras de DNA e foi realizada reação de Nested-PCR para detecção da sequência ST-17.Os resultados das 81 amostras,12 foram positivas para a presença da sequência ST-17, totalizando 14,8%. Quanto aos sorotipos, encontrou-se amostras positivas no sorotipo Ia, III e V.
Conclui-se que a reação foi padronizada com sucesso, com base na reação citada no artigo Lamy, 2006, em amostras positivas de pacientes gestantes. Foi encontrada uma frequência de 14,8% (12/81) de positividade da sequência ST-17 nas amostras pesquisadas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Paula Durante Andrade

Downloads

Não há dados estatísticos.