Os grãos e a alimentação saudável no cotidiano

Autores

  • Rosineide Santos Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7431

Palavras-chave:

Alimentação. Exploração de sabores. Grãos no cotidiano

Resumo

Esta proposta é um relato de experiência do projeto “Alimentação Saudável” que foi realizado na Creche Área de Saúde (CAS), integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC/DGRH/UNICAMP), com crianças do Módulo Verde Tarde, na faixa etária dos dois a quatro anos, no primeiro semestre de 2012. 
Para a realização da proposta, foram planejadas atividades que contemplassem o debate da temática alimentação e grãos no cotidiano, tais como a leitura de livros, a visualização do crescimento dos grãos de feijões no copo descartável, participação no plantio de sementes de feijão, alface, tomate cereja e da bucha no canteiro da horta. Realizamos a degustação de algumas frutas, observamos suas características e texturas, falamos sobre os benefícios para a saúde, fizemos sucos, bolos e patês com o intuito de mostrar para as crianças como podemos consumir os grãos, procuramos imagens em revistas e conversamos com o grupo sobre as plantações de sementes e a sua relação com o homem do campo. 
O plantio dos feijões ajudou a mostrar para as crianças como as sementes se desenvolvem, o que precisam para tal fim. Nas conversas na sala e com a ajuda das imagens conversamos sobre “onde podemos encontrar os alimentos” e ampliar as suas informações, acrescentando que muitos alimentos são plantados, como é o caso das frutas e dos grãos, que crescem e são vendidos ou podem ser cultivados na nossa casa para consumo próprio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SILVA, R. S. Os grãos e a alimentação saudável no cotidiano. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 248–248, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7431. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7431. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)