O que é o que é: fábulas e adivinhas desafiando a imaginação infantil
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7424Palavras-chave:
Linguagem. Criança. CulturaResumo
Trata-se do relato de experiência do Projeto “O QUE É QUE É: FÁBULAS E ADIVINHAS, DESAFIANDO A IMAGINAÇÃO INFANTIL” em andamento no segundo semestre do ano de 2012, na Creche Área de Saúde, integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas (CAS/DEdIC/DGRH-UNICAMP). A intenção de se trabalhar com o tema das fábulas e adivinhas no Módulo foi pensada a partir da observação das crianças e de suas brincadeiras com a linguagem dos trava-linguas, na sua satisfação com o jogo de linguagem no parque, na sala, com seus coetâneos e professoras. Nas brincadeiras as crianças demonstravam sua apropriação e interlocução, o levantamento de hipóteses, a recriação, a imitação em suas falas, a diversão. O projeto utiliza como recursos metodológicos a leitura das fábulas de Esopo (2001), livros de Adivinhas ( SLEGERS) e Trava-linguas para ampliar o repertório de conhecimentos sobre a cultura de domínio popular, além da Roda de Conversa, bingo dos personagens, músicas, vídeos, caixa surpresa, teatro de fantoches, desenhos, pinturas, brincadeiras e movimentos corporais, realizados pelos grupos, nas suas trocas sociais com os adultos e com os seus coetâneos no ambiente da creche. As crianças tem demonstrado interesse nos conteúdos das fábulas quando participam imitando os personagens ou relacionando-os a determinadas músicas, vídeos e livros que seus familiares apresentam em casa, além de socializar suas vivências com as demais crianças no espaço do módulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rosineide Santos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.