O programa atenção a saude da mulher e do recém nascido como complementação na formação profissional- CAISM

Autores

  • Elaine Ap.de Carvalho Salcedo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7423

Palavras-chave:

Serviço social. Saúde. Formação profissional. Aprimoramento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o curso de aprimoramento profissional do Serviço Social - Saúde da Mulher e do recém-nascido do Hospital da Mulher/ CAISM que possibilita a complementação da formação em um hospital público e preconiza aquisição de conhecimentos teóricos relacionados à profissão, à saúde, às políticas públicas afins, além de contribuir na formação da consciência crítica e propiciar uma visão ampliada do contexto institucional do SUS e rede de serviços através da prática de acordo com o compromisso ético político da profissão. Na sua operacionalização o curso tem a duração de 01 ano, sendo que a seleção de alunas é realizada através de prova teórica e entrevista com critérios conforme coordenação deste. A metodologia do trabalho consiste na capacitação teórica realizada através de aulas e simpósios, como também no treinamento realizado através da assistência aos usuários nas unidades de internação e ambulatórios das especialidades do hospital, com a supervisão da Assistente Social responsável pelo campo, com carga horária definida pela coordenação e FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), organização que subsidia o Programa. Como resultados o programa capacita 05 profissionais por ano através da complementação da formação teórico/prática relacionada ao Serviço Social inserido na Saúde e no SUS, com o reconhecimento de pós graduação. Desde 1995 este programa propicia treinamento profissional com integração em equipes e interlocução com rede de serviços, sendo que aproximadamente 90 profissionais concluíram este curso no Serviço Social/ CAISM com alta prevalência de inserção destes no mercado de trabalho na saúde pública. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ap.de Carvalho Salcedo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1984). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SALCEDO, E. A. C. O programa atenção a saude da mulher e do recém nascido como complementação na formação profissional- CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 240–240, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7423. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7423. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida