O perfil do paciente internado na uti do hc unicamp e a familia nesse contexto saúde-doença

Autores

  • Adriana Renata Ferrari Gasparoni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7422

Palavras-chave:

Acolhimento. Família. Relação dialógica. Saúde-doença

Resumo

A internação na vida do paciente é de extrema importância para a sua saúde o risco de vida consiste num momento de difícil enfrentamento tanto pelos familiares dos pacientes internados na UTI - Adulto, quanto para o Assistente Social e profissionais de saúde que estão diretamente ligados a assistência. Essa problemática vivida pelos familiares significa trabalhar o conflito entre a vida e a morte. O Serviço Social busca entender este momento de difícil enfrentamento traçando o perfil do usuário e estabelecendo uma relação compreensiva a essa experiência minimizando a angústia posto que a experiência da dor os fragiliza e impede de traçarmos um itinerário assistencial centrado em questões objetivas e de direitos de cidadania, as orientações surgem no decorrer das abordagens pautada em uma relação de esperança e confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Renata Ferrari Gasparoni, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Graduanda em Administração Hospitalar "Latu Sensu" (2005) do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa - IPEP - Campinas. Graduanda em Serviço Social (1999). PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuando no Núcleo de Enfermaria Hospital de Clínicas da Unicamp, especificamente na Unidade de Terapia Intensiva e Enfermaria de Gastro Clínica e Cirurgia e demais áreas de Urgência. Acolhendo o paciente bem como seus familiares no momento da internação hospitalar, com um olhar técnico trabalha as diversidades sociais que o envolvem na sua preocupação saúde-doença. Encaminha aos Serviços da Rede Pública de saúde para que a desocupação do leito seja realizada de uma forma segura e humanizada. Supervisiona estágios acadêmicos em Serviço Social desde 2002.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

GASPARONI, A. R. F. O perfil do paciente internado na uti do hc unicamp e a familia nesse contexto saúde-doença. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 239–239, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7422. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7422. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)