O farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar e a segurança do paciente

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7420

Palavras-chave:

FAST-HUG. Farmácia Clínica. Segurança do paciente

Resumo

O FAST HUG foi proposto por Jean-Louis Vincent como ferramenta de gerenciamento de protocolos clínicos de controle dos pontos-chave no manejo de pacientes críticos, sendo: Alimentação, Analgesia, Sedação, Tromboprofilaxia, Elevação de Cabeceira, Profilaxia de Úlceras e Controle Glicêmico. Este trabalho buscou evidenciar a utilização deste instrumento e a experiência da inserção do farmacêutico na equipe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Para isso avaliou-se 44 prescrições no período de outubro a janeiro/11 em um estudo tipo coorte. As interações medicamentosas (IM) foram listadas como menor, moderada, maior e contraindicada do ponto de vista teórico. A base de dados utilizada foi DrugReax/Micromedex®. Foram identificadas 171 IM, sendo que 16 IM menor, 116 moderada, 37 maior e 02 contraindicada. Segundo a Anatomical Therapeutic Chemical Code, 33% das IM relacionavam-se ao sistema cardiovascular, 24% nervoso central, 17% sangue e 9% trato gástrico e 17% por outros. A interação multidisciplinar contribuiu para o uso racional de medicamentos e para a segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, Farmácia de Policlínica SUS, Drogaria, Manipulação de Antineoplásicos, Controle de Estoque, planejamento de estoque e compras. Mestranda do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade de Campinas - UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SILVA, A. E. R. O farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar e a segurança do paciente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 237–237, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7420. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7420. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida