O CEDAE e a preservação de acervos literários e linguisticos

Autores

  • Patrícia Cano Saad Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7419

Palavras-chave:

Arquivo. Conservação de documentos. Centro de Documentação. Oficina. Exposição

Resumo

O pôster pretende mostrar a realização do projeto GGBS, executado em março deste ano, cujo objetivo consistiu em ampliar a divulgação do Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio”-CEDAE e de suas atividades para os funcionários da Universidade.  Apresentando o que é um Centro de Documentação, sua missão, acervo e possibilidades de pesquisa dentro do âmbito das Ciências Humanas, realizamos uma exposição e uma oficina de encadernação oferecida aos funcionários da Universidade, onde foram apresentadas técnicas básicas de encadernação durante a confecção individual de um caderno de capa rígida.  As atividades propostas pela Oficina são desenvolvidas rotineiramente pela seção de Conservação do CEDAE e foram ministradas pela funcionária aposentada do Centro, Rosária Andrelina de Oliveira Alvarenga e pela conservadora Maria Valéria Barbosa. Como resultado deste projeto a oficina recebeu 27 participantes de diversas áreas da Unicamp que puderam levar os cadernos confeccionados, além do certificado de participação e apostila confeccionada pelo Centro e a exposição contou com um público de aproximadamente 1000 pessoas da comunidade da Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cano Saad, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas(1989), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas(1991) e especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo(1990). Atualmente é Arquivista da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SAAD, P. C. O CEDAE e a preservação de acervos literários e linguisticos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 236–236, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7419. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7419. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)