Na medida certa

Autores

  • Fátima Aparecida Barrios Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7418

Palavras-chave:

Hábitos alimentares. Saúde. Qualidade de vida

Resumo

O presente trabalho, realizado entre agosto e setembro de 2012, objetivou investigar e analisar os hábitos alimentares durante o período de férias escolares de 24 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos, alunos do PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, uma escola não-formal, que atende filhos de alunos e funcionários da UNICAMP. Neste sentido, através de relatos das próprias crianças pode-se constatar a falta de informação sobre os prejuízos a saúde e ao bem estar que uma má alimentação associada à ausência de atividade física pode causar. Diante deste resultado foram realizados nove encontros semanais com os participantes deste projeto visando esclarecer sobre a importância de uma alimentação saudável e para este fim utilizamos palestras e dinâmicas de grupo, as quais envolveram as crianças e suas professoras. Experimentar receitas mais saudáveis do que as usualmente conhecidas também foi uma estratégica didática deste estudo e muito bem aceita pelos alunos. Portanto, cabe a escola contribuir para com o debate concernente à formação de hábitos alimentares saudáveis objetivando a qualidade de vida. Isso somente será possível com o comprometimento dos professores e de toda a equipe pedagógica da escola em que a criança está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida Barrios, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Física junto ao PRODECAD - Programa Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, uma das unidades da DEdIC - Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980). Especialização em Pedagogia do Movimento em 2005 pela FEF/Unicamp, Especialização em Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer em 2001 pela Faculdade e Educação Física/Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BARRIOS, F. A. Na medida certa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 235–235, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7418. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7418. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida