Na medida certa
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7418Palavras-chave:
Hábitos alimentares. Saúde. Qualidade de vidaResumo
O presente trabalho, realizado entre agosto e setembro de 2012, objetivou investigar e analisar os hábitos alimentares durante o período de férias escolares de 24 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos, alunos do PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, uma escola não-formal, que atende filhos de alunos e funcionários da UNICAMP. Neste sentido, através de relatos das próprias crianças pode-se constatar a falta de informação sobre os prejuízos a saúde e ao bem estar que uma má alimentação associada à ausência de atividade física pode causar. Diante deste resultado foram realizados nove encontros semanais com os participantes deste projeto visando esclarecer sobre a importância de uma alimentação saudável e para este fim utilizamos palestras e dinâmicas de grupo, as quais envolveram as crianças e suas professoras. Experimentar receitas mais saudáveis do que as usualmente conhecidas também foi uma estratégica didática deste estudo e muito bem aceita pelos alunos. Portanto, cabe a escola contribuir para com o debate concernente à formação de hábitos alimentares saudáveis objetivando a qualidade de vida. Isso somente será possível com o comprometimento dos professores e de toda a equipe pedagógica da escola em que a criança está inserida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
BARRIOS, F. A. Na medida certa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 235–235, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7418. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7418. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Barrios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.