Memórias da enfermagem: nos bastidores do hospital da mulher

Autores

  • Rosângela Higa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7417

Palavras-chave:

Enfermagem. Vivências. Humanização no trabalho

Resumo

Introdução: O trabalho de enfermagem constitui ações que compartilham histórias de vida que podem gerar conflitos e interferir na qualidade do trabalho. Com a finalidade de abrir espaço para os profissionais da enfermagem compartilharem as histórias vividas e expressarem seus sentimentos, a Divisão de Enfermagem (DIVEN) propôs transformar estas vivencias em livro no intuito de valorizar a atuação desta equipe no Hospital da Mulher – CAISM/UNICAMP. Objetivo: Organizar um livro com relatos dos profissionais de enfermagem acerca das vivências no Hospital da Mulher- CAISM. Método: O livro teve como público alvo aproximadamente 500 funcionários da DIVEN. Por meio de convite todos os servidores, que pertencem ou pertenceram ao quadro de funcionários, foram incentivados a participar como autores. Para cada autor foi consentido a elaboração de textos com no máximo três laudas. A organização, editoração e impressão foram realizadas por um profissional contratado com financiado do GGBS. Resultados: O livro é composto por 39 autores, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e técnico administrativo, os quais escreveram 50 textos, histórias que marcaram suas vidas no CAISM, ocorrências do dia a dia de trabalho e/ou da vida pessoal. Foram relatados casos engraçados, tristes e emocionantes, em forma de poesia, de prosa ou puramente um conto. Conclusão: Ao narrar a sua história a enfermagem contou a história do Hospital da Mulher - CAISM, demonstrou a comoção, superação, fé e solidariedade desta equipe, e a importância do seu papel na instituição. Histórias que evidenciaram as batalhas diárias destes profissionais na construção do nosso hospital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Higa, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Enfermagem (1985) pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras. Mestrado em Enfermagem (2004), doutorado em Tocoginecologia - Área Ciências Biomédicas (2010) e especialização em Estomaterapia (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Assistente Técnico de Direção da Divisão de Enfermagem do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. Tem experiência na assistência, ensino e pesquisa, com ênfase na área da Saúde da Mulher, nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, estomaterapia (incontinência urinária) e violência sexual.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

HIGA, R. Memórias da enfermagem: nos bastidores do hospital da mulher. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 234–234, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7417. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7417. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida