Levantamento de dados dos medicamentos padronizados no hospital da mulher prof. Dr. José aristodemo pinotti – CAISM – UNICAMP

Autores

  • Márcio Lopes Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7409

Palavras-chave:

Medicamentos. Segurança. Farmácia hospitalar

Resumo

A Farmácia Hospitalar tem papel fundamental na distribuição correta dos medicamentos, garantindo segurança e eficácia. O processo de prescrição e dispensação deve buscar evitar possíveis erros de medicação e ser ágil, buscando contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente. Disponibilizar informações sobre os medicamentos, tais como: via e tempo de administração, estabilidade, diluição, dose máxima e indicação, organizando um histórico dos medicamentos nas próprias gavetas de armazenamento e dispensação (Rapid Gavet) a fim de otimizar o tempo de atendimento. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2012 a agosto de 2012 reunindo as perguntas e dúvidas mais frequentes da equipe de Enfermagem e do Serviço de Farmácia em relação aos medicamentos. Foi gerado um histórico com 23 informações padronizadas para medicamentos orais e injetáveis, reduzindo o tempo de respostas das dúvidas mais frequentes dos nossos clientes e da própria equipe de farmácia. A compilação e divulgação destes dados auxiliaram a equipe do Serviço de Farmácia e de Enfermagem na orientação segura quanto à administração de medicamentos. O acesso rápido e facilitado às informações padronizadas contribuiu sobremaneira para a melhora do conhecimento técnico, para a garantia de maior segurança na utilização dos medicamentos e para a otimização do fornecimento de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Lopes Souza, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUZA, M. L. Levantamento de dados dos medicamentos padronizados no hospital da mulher prof. Dr. José aristodemo pinotti – CAISM – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 226–226, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7409. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7409. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.