Banner Portal
Leitura compartilhada em família
PDF

Palavras-chave

Literatura infantil. Imaginário. Crianças

Como Citar

SILVA, Rosineide Santos. Leitura compartilhada em família. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 225–225, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7408. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Trata-se do relato de experiência do Projeto “Bolsa de Estórias” em andamento no ano de 2012, na Creche Área de Saúde, integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. 
O projeto baseia no oferecimento de livros de literatura infantil para as crianças de dois a quatro anos e seus familiares nos finais de semana dentro de uma bolsa com uma pasta identificada e a ficha de registro. 
Os pais e/ou responsáveis são convidados a participar realizando a leitura compartilhada e entregando um registro escrito na qual descrevem como foi a vivência, pode-se também colocar fotos, desenhos, sugestões, anotações de falas da criança e atividades que por ventura tenham realizado. No projeto, podemos destacar algumas contribuições para as crianças, tais como: ampliação do seu repertório de palavras e de visão de mundo, argumentação através da recontação das histórias, favorecimento da sua linguagem e reflexão a partir das situações vivenciadas pelos personagens, relacionando com as suas experiências de vida, além do aprimoramento com relação ao manuseio e o cuidado com os livros, criação de hábitos de escuta, valorização do livro como fonte de conhecimento, enriquecimento da imaginação das crianças e de seus familiares e por fim, propiciar iniciativa para a formação de futuros leitores. Os relatos escritos pelas famílias sobre as suas vivências com a leitura de livros demonstram seu envolvimento afetivo, assumindo a função de agentes mediadores entre o texto e a criança. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosineide Santos Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.