Resumo
Trata-se do relato de experiência do Projeto “Bolsa de Estórias” em andamento no ano de 2012, na Creche Área de Saúde, integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas.O projeto baseia no oferecimento de livros de literatura infantil para as crianças de dois a quatro anos e seus familiares nos finais de semana dentro de uma bolsa com uma pasta identificada e a ficha de registro.
Os pais e/ou responsáveis são convidados a participar realizando a leitura compartilhada e entregando um registro escrito na qual descrevem como foi a vivência, pode-se também colocar fotos, desenhos, sugestões, anotações de falas da criança e atividades que por ventura tenham realizado. No projeto, podemos destacar algumas contribuições para as crianças, tais como: ampliação do seu repertório de palavras e de visão de mundo, argumentação através da recontação das histórias, favorecimento da sua linguagem e reflexão a partir das situações vivenciadas pelos personagens, relacionando com as suas experiências de vida, além do aprimoramento com relação ao manuseio e o cuidado com os livros, criação de hábitos de escuta, valorização do livro como fonte de conhecimento, enriquecimento da imaginação das crianças e de seus familiares e por fim, propiciar iniciativa para a formação de futuros leitores. Os relatos escritos pelas famílias sobre as suas vivências com a leitura de livros demonstram seu envolvimento afetivo, assumindo a função de agentes mediadores entre o texto e a criança.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Rosineide Santos Silva
Downloads
Não há dados estatísticos.