Implementação da sistematização da assistência de enfermagem no centro cirurgico ambulatorial do hospital estadual Sumaré

Autores

  • Maristela Priscila Nardo Ramos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7405

Palavras-chave:

Sistematização de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Pós-operatório

Resumo

Entre 1940 e 1959, a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em pacientes cirúrgicos se tornou mais cientifica e complexa. Nos últimos anos, a pesquisa no campo da enfermagem cirúrgica aumentou, visando à melhora da qualidade da assistência no preparo pré-operatório e pós-operatório. A dinâmica de uma unidade cirúrgica exige do enfermeiro habilidade para tomar decisões e adotar medidas rápidas, evitando complicações. Após observar que o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), não possuía um instrumento adequado de registro da SAE, foram tomadas ações para viabilizar a implementação da mesma. O objetivo foi relatar o processo de implementação da SAE. Trata-se do relato de experiência da implantação do processo de enfermagem no CCA do um hospital secundário que atende o sistema único de saúde, acreditado em nível III pela Organização Nacional de Acreditação e internacionalmente pela Acreditation Canadá. O CCA possui três salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-anestésica e atende diversas especialidades. Visando documentar o processo de enfermagem, foram realizada a elaboração de instrumento e determinação dos critérios para priorizar a SAE (Cirurgia de amigdalectomia e postectomia em crianças), durante mês de setembro foi realizadas a SAE em 31% dos pacientes submetidos ao procedimento de amigdalectomias e 40% de postectomia. No CCA a SAE tem sido uma ferramenta que permite ao enfermeiro direcionar e individualizar o cuidado ao paciente, e dar continuidade aos mesmos por meio das orientações na evolução de alta. Esta prática precisa melhorar para atingir 100% dos pacientes e contribuir com maior segurança do paciente cirúrgico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Priscila Nardo Ramos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em enfermagem pela ANHANGUERA EDUCACIONAL(2008). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

RAMOS, M. P. N. Implementação da sistematização da assistência de enfermagem no centro cirurgico ambulatorial do hospital estadual Sumaré. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 222–222, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7405. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7405. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida