Banner Portal
Implantação do projeto de atendimento prioritário aos idosos nas enfermarias de gastrocirurgia
PDF

Palavras-chave

Idosos. Inclusão e cirurgia

Como Citar

FERNANDES, Marli Elisa Nascimento. Implantação do projeto de atendimento prioritário aos idosos nas enfermarias de gastrocirurgia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 221–221, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7404. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O serviço social numa visão sistêmica da Política Nacional de Assistência Social vem desenvolvendo desde 2010 ações de impacto social na vida dos usuários internados no complexo hospitalar em parceria com a equipe interdisciplinar das Enfermarias do HC-UNICAMP. Sabe-se que leitos cirúrgicos são imprescindíveis para salvar vidas, então se 
faz necessárias medidas efetivas para o acesso imediato da população aos serviços de referência. Objetivo: Implementação nas enfermarias cirúrgicas as estratégias do projeto de atendimento prioritário aos pacientes idosos com alta hospitalar. Método: Realizadas reuniões técnicas em equipe: assistente social, médico docente, enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista para elaboração do contrato de gestão e plano de ação, com foco nos casos de média e alta complexidade: clínica, cirúrgica e de vulnerabilidade social, a partir de janeiro de 2012. Indicador: Número de internações e altas médicas. Tempo em horas (média e mediana) da saída dos pacientes com família dos leitos após orientações do cuidado e alta médica. Gênero e Procedência. Resultados: De janeiro a abril: 122 altas, (79) masculino, (43) feminino, o tempo de desocupação do leito pelos pacientes e família demorava em média 9h, mediana 7h. Procedência: (36) Campinas e (86) outros municípios. De maio a agosto: 165 altas, (93) masculino, (72) feminino, Procedência: (52) de Campinas, (107) municípios do Estado SP, (6) outros Estados. O tempo em horas da saída atualmente é em média de 4h e mediana 3h30, melhoria de 60%. Conclusão: Atingimos a meta de ampliar a capacidade assistencial do planejamento estratégico. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marli Elisa Nascimento Fernandes

Downloads

Não há dados estatísticos.