Implantação do projeto de atendimento prioritário aos idosos nas enfermarias de gastrocirurgia

Autores

  • Marli Elisa Nascimento Fernandes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7404

Palavras-chave:

Idosos. Inclusão e cirurgia

Resumo

Introdução: O serviço social numa visão sistêmica da Política Nacional de Assistência Social vem desenvolvendo desde 2010 ações de impacto social na vida dos usuários internados no complexo hospitalar em parceria com a equipe interdisciplinar das Enfermarias do HC-UNICAMP. Sabe-se que leitos cirúrgicos são imprescindíveis para salvar vidas, então se 
faz necessárias medidas efetivas para o acesso imediato da população aos serviços de referência. Objetivo: Implementação nas enfermarias cirúrgicas as estratégias do projeto de atendimento prioritário aos pacientes idosos com alta hospitalar. Método: Realizadas reuniões técnicas em equipe: assistente social, médico docente, enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista para elaboração do contrato de gestão e plano de ação, com foco nos casos de média e alta complexidade: clínica, cirúrgica e de vulnerabilidade social, a partir de janeiro de 2012. Indicador: Número de internações e altas médicas. Tempo em horas (média e mediana) da saída dos pacientes com família dos leitos após orientações do cuidado e alta médica. Gênero e Procedência. Resultados: De janeiro a abril: 122 altas, (79) masculino, (43) feminino, o tempo de desocupação do leito pelos pacientes e família demorava em média 9h, mediana 7h. Procedência: (36) Campinas e (86) outros municípios. De maio a agosto: 165 altas, (93) masculino, (72) feminino, Procedência: (52) de Campinas, (107) municípios do Estado SP, (6) outros Estados. O tempo em horas da saída atualmente é em média de 4h e mediana 3h30, melhoria de 60%. Conclusão: Atingimos a meta de ampliar a capacidade assistencial do planejamento estratégico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Elisa Nascimento Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências (2015). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (2008) ambos pela Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP (2008); Bacharel em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades (1993), Especialização em Psicologia Analítica Junguiana pela Escola de Extensão - UNICAMP(2000), Coordenadora do Serviço Social da Área de Internação do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Presidente na Comissão Setorial de Avaliação Hospital de Clínicas -CSARHC Unicamp (2012). Tem experiência na área de Serviço Social nos seguintes áreas: Supervisão de Estágio, Serviço Social na Saúde: da Criança e Adolescente; Família; Doação de Órgãos para Transplantes; Serviço Social, Formação Profissional, Proteção Social; Gestão por Processos; Coordenação de Projeto de Trabalho Técnico Social - PTTS.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

FERNANDES, M. E. N. Implantação do projeto de atendimento prioritário aos idosos nas enfermarias de gastrocirurgia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 221–221, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7404. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7404. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)