Identificação do paciente no setor de imagenologia do hospital estadual sumaré

Autores

  • Karen Lopes Vasconcellos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7401

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Diagnóstico por imagem. Identificação de pacientes

Resumo

Introdução: A segurança do paciente é sempre um grande desafio a todos os hospitais, compreendendo variadas possibilidades erros, podendo se fatais se não diagnosticadas em tempo hábil. Atualmente na mídia vem sendo elevado o número de iatrogenias aos pacientes hospitalizados. Pensando em prevenção logo imagina-se em um setor assistencial, se esquecendo das unidades de apoio, porém representam uma grande possibilidade de erros devido a alta rotatividade de pacientes. Em 2008, optou-se por identificar os pacientes externos que fariam exames na imagenologia, com a finalidade de se criar barreiras para erros de pacientes/exames. A metodologia escolhida foi utilização de etiqueta no tórax do paciente com os dois identificadores escolhidos pela instituição: nome completo e data de nascimento. Esses identificadores são checados antes de cada exame pela equipe multiprofissional. Como melhoria do processo, em 2011, implantou-se a recepção como nova barreira, todos os pacientes são identificados com pulseira/pasta colorida de acordo com cada tipo de exame. Metodologia: Relato de experiência sobre o processo de implantação do sistema de identificação de pacientes no setor de imagenologia. Resultados: Nos últimos 13 meses não houve nenhuma notificação de erros de identificação no setor de diagnóstico por imagem. Conclusão: Concluindo-se que medidas punitivas nem sempre são as melhores estratégias para minimizar ou eliminar os erros; nem sempre os erros estão nas pessoas, e sim no processo como um todo; medidas eficazes nem sempre estão associados a altos investimentos ou a unidades privadas, envolvimento de paciente no processo é bastante eficaz para a sua própria segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Lopes Vasconcellos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em enfermagem pela Faculdade de Americana (2006) e cursando pós graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Faculdade Comunitária de Campinas - FAC 3. Membro do grupo de estudo do Hospital Estadual de Sumaré sobre Diagnósticos de Enfermagem. Atualmente é enfermeira do Hospital Estadual Sumaré, no setor e Ginecologia / Obstetrícia e realiza supervisão de estágio para o 7ª semestre do curso de Graduação em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

VASCONCELLOS, K. L. Identificação do paciente no setor de imagenologia do hospital estadual sumaré. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 218–218, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7401. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7401. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida