Hands on e paepe - um instrumento de potencialização em engenharia

Autores

  • Adilson Roberto Correr Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7396

Palavras-chave:

Vivência. Teoria. Pratica. Apoio. Aprendizagem

Resumo

Na formação do campus FCA atuamos com o apoio de bolsistas das engenharias, donde surgiu a questão: como potencializar essa atuação estudantil na pratica, hoje, já?
O objetivo então: Proporcionar aos bolsistas em engenharias, através da experiência pratica do técnico mecânico, instrumentos de integralização no processo ensino/aprendizagem, teoria e pratica.
Fundamentado na dinâmica do estudo de casos.
Expõe-se o foco temporal dos fenômenos contemporâneos dentro do contexto de vida real, melhor, a própria vivencia estudantil dentro do fenômeno social complexo, Unicamp.
Esse entendimento conduz a definições praticas a questão principal: “Como trabalhar as demandas de formação dos laboratórios de engenharias, no prazo estabelecido (ano letivo) com os recursos que temos?”
Os alunos são desafiados a por em pratica seus aprendizados. Desde um corte e dobra a um gerenciamento de ações.
O técnico expõe a demanda necessária e o desafio aos alunos de solucionarem através de seus aprendizados. E, juntos, praticarem a experiência do “homo fabris”.
Daí o conceito “Hands on”, “Mãos na Massa”. Pensar e agir.
O retorno dos bolsistas conduziram a ações, pré e pós-analisadas, que resultaram:
1)Vivência do conceito “sem esforço” no trabalho de elevação e transporte de materiais e equipamentos, ligação entre as disciplinas Física Geral I e Ergonomia;
2)Vivência de soldagem, ligação na disciplina Processos metalúrgicos de fabricação;
3)Trabalho em equipe e co-gerenciamento de tarefas. Principio de Liderança;
4)Economia de custos e operacional. Pratica do ensino de ação 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
5)Vivência do respeito e confiança entre os sujeitos de ação: Professor, aluno e técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Roberto Correr, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Educação (2006), pós-graduando em Engenharia Assistida por Computador: CAD/CAM/CAE (2013), graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1999) e Técnico em Mecânica pela Escola Industrial (1987). Professor das disciplinas de Filosofia e Sociologia na rede pública, de 2007 a 2010, pela Diretoria de Ensino de Piracicaba. Em 2010/2011 exerceu o cargo de vice-diretor na Escola Estadual Bairro Santo Antonio. Atualmente é concursado na função PAEPE - Profissional de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, no campus da FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas em Limeira, nos Laboratórios de Engenharia e Física.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

CORRER, A. R. Hands on e paepe - um instrumento de potencialização em engenharia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 213–213, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7396. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7396. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida