Banner Portal
Hands on e paepe - um instrumento de potencialização em engenharia
PDF

Palavras-chave

Vivência. Teoria. Pratica. Apoio. Aprendizagem

Como Citar

CORRER, Adilson Roberto. Hands on e paepe - um instrumento de potencialização em engenharia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 213–213, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7396. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Na formação do campus FCA atuamos com o apoio de bolsistas das engenharias, donde surgiu a questão: como potencializar essa atuação estudantil na pratica, hoje, já?
O objetivo então: Proporcionar aos bolsistas em engenharias, através da experiência pratica do técnico mecânico, instrumentos de integralização no processo ensino/aprendizagem, teoria e pratica.
Fundamentado na dinâmica do estudo de casos.
Expõe-se o foco temporal dos fenômenos contemporâneos dentro do contexto de vida real, melhor, a própria vivencia estudantil dentro do fenômeno social complexo, Unicamp.
Esse entendimento conduz a definições praticas a questão principal: “Como trabalhar as demandas de formação dos laboratórios de engenharias, no prazo estabelecido (ano letivo) com os recursos que temos?”
Os alunos são desafiados a por em pratica seus aprendizados. Desde um corte e dobra a um gerenciamento de ações.
O técnico expõe a demanda necessária e o desafio aos alunos de solucionarem através de seus aprendizados. E, juntos, praticarem a experiência do “homo fabris”.
Daí o conceito “Hands on”, “Mãos na Massa”. Pensar e agir.
O retorno dos bolsistas conduziram a ações, pré e pós-analisadas, que resultaram:
1)Vivência do conceito “sem esforço” no trabalho de elevação e transporte de materiais e equipamentos, ligação entre as disciplinas Física Geral I e Ergonomia;
2)Vivência de soldagem, ligação na disciplina Processos metalúrgicos de fabricação;
3)Trabalho em equipe e co-gerenciamento de tarefas. Principio de Liderança;
4)Economia de custos e operacional. Pratica do ensino de ação 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
5)Vivência do respeito e confiança entre os sujeitos de ação: Professor, aluno e técnico.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Adilson Roberto Correr

Downloads

Não há dados estatísticos.