Resumo
O papel educativo do enfermeiro é evidente na fase perioperatória, pois, o paciente será submetido a diversos procedimentos e preparos, que geram situações de desconforto e ansiedade. Problema: O procedimento cirúrgico é percebido pelo paciente como um acontecimento de risco. Assim, no pré-cirúrgico o paciente pode apresentar medo, ansiedade , estresse devido incertezas sobre os acontecimentos que sucedem, o procedimento cirúrgico, e remetem a desequilíbrios emocionais, que podem prejudicar na recuperação pós-operatório. Solução: O enfermeiro da Unidade de Ginecologia convida a participar do grupo de orientação pré-operatório, na noite que antecede as mulheres internadas para submeterem a procedimentos cirúrgicos. O grupo é formado em círculo, por aproximadamente 70 minutos são realizadas orientações e discussões sobre procedimentos que precedem a cirurgia, como : preparo intestinal, jejum, banho, rotina do centro cirúrgico, esclarecimentos sobre a anestesia e cirurgia, e outros questionamentos que abrangem o período do pós-operatório até a alta hospitalar. Avaliação: Os relatos destas mulheres durante a dinâmica de grupo indicou possíveis diagnósticos de enfermagem presentes, como: Ansiedade, Medo, Déficit de Conhecimento, Dor Aguda e Crônica, Risco para Infecção, Sono e Conforto Alterado. No período de internação foi possível perceber que a identificação destes diagnósticos, possibilitou uma intervenção de enfermagem com maior precisão e, conseqüentemente, contribuiu na redução do estresse no pré e intra-operatório, e melhor recuperação física ,emocional no pós-operatório. Conclusão: Este grupo demonstrou ser um fator que contribui na diminuição do medo, da ansiedade por esclarecer etapas do tratamento.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Maria José Reis
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