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Formação e supervisão de estágio do e no serviço social: encontro de encontros
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Palavras-chave

Saúde púbica. Formação. Trabalho coletivo. Ergologia. Serviço social

Como Citar

JOAZEIRO, Edna Maria Goulart. Formação e supervisão de estágio do e no serviço social: encontro de encontros. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 208–208, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7391. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Estudo de pós-doutoramento, de natureza qualitativa, ancorado nos conceitos da Abordagem Ergológica visou identificar os saberes construídos na atividade de supervisão, a relação de interpenetração e [in]dissociabilidade de saberes e de temporalidades da e na atividade de trabalho real de Supervisores Acadêmicos de Campo de estudantes estagiários de Serviço Social. Empreendeu análise da atividade de trabalho real tendo como sujeito supervisores de ambas as modalidades de supervisão, mediante a organização de Grupos de Encontro de Trabalho (GRT), ferramenta desenvolvida pela Ergologia, e de um Seminário Regional com os membros de ambos os GRTs onde se buscou “desdobrar os triângulos Valores-Saberes-Atividades” (SCHWARTZ, 2007) com vista a explicitar os “pontos de vistas” dos sujeitos supervisores acerca dos saberes e das temporalidades presentes na atividade de supervisão do e no Serviço Social. Analisou a atividade no campo da saúde, onde está presente o “objeto” vida/morte (JOAZEIRO, 2002, 2008) articulado, diuturnamente às múltiplas expressões da questão social (IAMAMOTO, 2007). Mediante a organização dos GRTs analisou o lugar que as narrativas ocupam no processo de formação do assistente social no campo da saúde, demarcando o lugar da extraterritorialidade na relação entre a supervisão acadêmica e a de campo. Apontou ainda como as narrativas se constituem ferramentas potentes no processo de balizamento e de ancoragem da e na atividade de intervenção e no processo de conceitualização do trabalho do supervisor e do estudante ao longo do processo de formação nas interfaces entre o campo do social e o da saúde.
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Copyright (c) 2016 Edna Maria Goulart Joazeiro

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